16 setembro 2014

A Cidade de São Paulo - terra de sensações

Como São Paulo pode ser surpreendente não é novidade para ninguém,  afinal a maior cidade fo país é também aquela 5 reúne a maior diversidade. 
A terra da garoa que ultimamente clama pir chuva amanheceu com os olhos voltados para a av. São João,  no Centro onde polícia e moradores irregulares de um prédio travavam uma quase guerra, com direito a queima de ônibus e objetos grandes como sofas sendo tacados nas pessoas. 
No rádio um comentarista se perguntava se o povo comum, aquele que realmente precisa de um lar e não tem se presta a perder tudo dessa forma,  se possuem tempo para se organizar para tumultuar ou se a sociedade,  incluindo quem realmente precisa e não tem para onde ir é vítima de manobras políticas de militantes oportunistas. 
Não sei.  A verdade é que quem precisa sempre sofre muito,  independente do motivo que o levou até ali.
Enquanto isso em outro canto do mesmo Centro de São Paulo a vida seguia normal: metro, gente, Catedral da Sé, Fórum João Mendes Júnior etc. Pessoas andam apressadamente de um lado para outro, uns se arriscam na frente dos carros com o semáforo fechado para pedestres, os moradores de rua observam com seu cachorro fiel ao seu lado. 
Mas próximo ao metrô Liberdade jovens e advogados ocupam o mesmo espaço que os orientais. Idosos andam lentamente para fazer sei lá o que e eu ali de férias no meio deles.
Quantas sebos e livrarias jurídicas as quais chamam atenção pela variedade e promoções. 
Dali fui de metrô até a Estação da Luz - e mais uma vez se deparar com coisas próprias desta capital particular.  Entrei na Liberdade e quando passamos pela Se  entrou muita gente uma menina se agarrou num dos lugares de segurar e disse pra outra: " segura senão aqui ( Se) você entra numa porta e já sai na outra."
E é verdade.  Não experimente bobear.
No Museu da Língua portuguesa a entrada hoje era gratuita e estava cheia de alunos,  não tinha exposições extras, mas rever o círculo de poesia foi envolvente e não tem como ser diferente,  afinal é feito um jogo de luzes com palavras enquanto ouve-se s narração das poesias - se você relaxar com certeza vai entrar na história.
Comento de passagem que jm lugar ótimo para se perder  é a Estação da Luz: CTPM,  metros linhas 1, 4 e 7, saidas para a Rua José Paulino, Pinacoteca,  Museu e etc. Fala sério!  Muita gente junta andando pra diversos sentidos e todo mundo parece saber para onde está indo. 
Pra fechar o dia com uma esfirra do Habib's e um café.  A esfirra chegou e o café demorou e um senhor gordinho, baixinho com a camisa do Santos futebol clube pediu 4 esfirras, deu uma pra um pedinte e tirou do bolso uma coca cola pequena e me disse ( pra me ensinar) : :eu sempre passo primeiro na loja aqui do lado, compro isso e trago pra cá,  bem mais rápido. " ( risos)
Meu café chegou- muito muito quente- e ele continuou: " coca combina mais do que café,  tá quente né?  Nem dá tempo de saborear por que depois de um dia longo queremos ir pra casa logo, né? "( risos)

Disse a ele que realmente coca combinava mais e ele me interrompeu pra repetir o ensinamento da loja ai lado ( risos) eu disse que de vez enquando dá vontade de um café e que como estava passeando dava tempo, era um dia diferente.  Ele concordou,  só faltou dizer: " aí sim! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Ponto e marque também um ponto esportivo, visite agora: www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com