Mostrando postagens com marcador Pensando na vida. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pensando na vida. Mostrar todas as postagens

11 setembro 2016

Ser útil ou importante

Praia de Genipapu - RN

Qual a sua missão neste mundo?

 Perguntou um amigo ao outro. 

Você já pensou sobre isso? 

O outro respondeu: nunca tive grandes pretensões.

O primeiro continuou dizendo sentir-se desafiado a cada dia, pois por mais que tente ser amoroso e amigo sente que as pessoas só abusam de sua boa vontade. 

As pessoas, infelizmente, acostumam-se a usar uma das outras, parece cruel essa colocação mas eu explico. O seu colega de classe que gosta de curtir e ficar papeando do lado de fora da aula aproxima-se para pedir seu caderno, ele nunca se interessou nem ao menos em dizer bom dia, mas quando as notas apertam e a semana de prova se aproxima ele pensa em o quanto o "CDF" vai ser útil. 

No trabalho a linha é muito mais tênue, porque você quer ser visto e notado, precisa ter o seu esforço reconhecido, mas isso implica em abrir várias demandas, ajudar um e outro, quando você nota, além do seu serviço você também é suporte de informática, telefonista, digitalizador e muito mais, e como você nunca reclamou vira obrigação, afinal, você dá conta e se isso acontece porque não continuar fazendo?

Porque você vai ficando cada vez mais estressado e seu tempo não é suficiente, você se chateia e quando nota vê que todos chegam tranquilamente, conversam um pouco, tomam um café enquanto você, aquele que abraçou o mundo, corre de um lado pro outro. No final das contas ainda descobre que falam de você, se não te inventam defeitos te chamam de intrometido, exibido e outras coisas mais. 

Neste momento você resolve se posicionar diferente, você sofre em não ajudar quem realmente precisa, mas que se acostumou a ter você como bengala, você sabe que aquilo é o melhor a fazer e pra sua surpresa descobre que a importância que você tinha era nenhuma, ou seja, o que eles desejavam eram apenas a sua ajuda, no que tange a vida, histórias engraçadas e outras coisas próprias de quem se importa, pasmem, você está fora. Então, como diz um vídeo famoso do Pe. Fábio de Melo( facilmente encontrado no Youtube) você não era importante, era útil. Quando deixou de fazer o que queriam, te esqueceram no sol. 

A utilidade é muito cansativa, humanamente realiza, é gostoso saber fazer as coisas, mais é perigoso porque a gente acha que o outro gosta da gente, mas não. Só fica quem descobre nosso significado, além da nossa utilidade. Pe. Fábio de Melo. 

Agora penso que missão nada tem a ver com essa pessoas egoístas que só olham o próprio umbigo, missão é algo muito maior, mas que não necessariamente precisa ser complexo. Tem gente que é grande porque é capaz de ouvir, outros por estender a mão. Tem tanta gente simples, com pouco estudo empenhada em acender uma luz. 

O amigo que estava respondendo a pergunta, aquele que não tinha grandes pretensões, pegou essa deixa e concluiu: " Quando a gente inspira uma pessoa a ser melhor, acendemos uma luz, do mesmo modo quando fazemos um elogio sincero, contamos a história de sucesso de alguém, espalhamos exemplos de amor, acreditamos nas pessoas, falamos de Deus, pedimos suas bençãos. Se você for ver são coisas tão simples que qualquer um pode tentar, mas a gente não tenta. 

É muito mais fácil brigar, criticar, condenar... é muito mais fácil desistir das pessoas. Eu não desisto, nunca tive grandes pretensões, mas se puder tocar o coração de alguém terá valido a pena. 

Não sei se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: Braço que envolve, Palavra que conforta, Silêncio que respeita, Alegria que contagia. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura... Enquanto durar. (Cora Coralina)

* No álbum de viagem de hoje, foto da praia de Genipabu - passeio de buggy obrigatório em Natal. 

13 julho 2015

E quando chega a noite...


Ah... que coisa mais suave essa música tema de novela, até me deu vontade de escrever novamente, a gente nem precisa saber a letra fica o dia inteiro cantarolando “ e quando chega a noite, eu não consigo dormir...” Não que insônia seja algo bom, mas essa inquietação pode ser boa, animadora, cheia de energia renovadora, mas não se empolgue porque precisamos viver muito mais o presente do que o passado e o futuro que nos convidam sedutores todas os dias.

Decidir é a questão: eu descido que nada vai me incomodar e não vai. Eu vou brincar de ser feliz... e voltando a música: “palavras não bastam, não dá pra entender...” vamos falar menos e fazer mais, e tenho dito.


A Noite
Tiê
Palavras não bastam, não dá pra entender
E esse medo que cresce e não para
É uma história que se complicou
E eu sei bem o porquê

Qual é o peso da culpa que eu carrego nos braços
Me entorta as costas e dá um cansaço
A maldade do tempo fez eu me afastar de você

E quando chega a noite e eu não consigo dormir
Meu coração acelera e eu sozinha aqui
Eu mudo o lado da cama, eu ligo a televisão
Olhos nos olhos no espelho e o telefone na mão

Pro tanto que eu te queria, o perto nunca bastava
E essa proximidade não dava
Me perdi no que era real e no que eu inventei
Reescrevi as memórias, deixei o cabelo crescer
E te dedico uma linda estória confessa
Nem a maldade do tempo consegue me afastar de você

Te contei tantos segredos que já não eram só meus
Rimas de um velho diário que nunca me pertenceu
Entre palavras não ditas, tantas palavras de amor
Essa paixão é antiga e o tempo nunca passou

E quando chega a noite, e eu não consigo dormir
Meu coração acelera e eu sozinha aqui
Eu mudo o lado da cama, eu ligo a televisão
Olhos nos olhos no espelho e o telefone na mão

16 novembro 2014

Fugindo do padrão

              
fugindo do padrão
                 Nós seres humanos, somos facilmente escravizados. Somos facinhos, nos rendemos a quaisquer ideias com mais de 10 likes no Facebook, gastamos nosso dinheiro atualizando o guarda-roupa pra que ele não deixe de ter aquela peça que mostra pra todo mundo o quanto “cool” nós somos, votamos no candidato que tem mais tempo no horário eleitoral porque é difícil demais pesquisar a vida daquele outro que só tem direito a míseros 3 minutos de fala, gastamos o que não temos comprando coisas pra impressionar pessoas das quais nem gostamos. Sim, somos facilmente manipuláveis, meu amigo. Toda essa necessidade de nos enquadrarmos em padrões acabou nos transformando em seres entediantemente iguais.
               Quer ver? Aquela mulher peituda de cabelos lisos, de unhas pintada de vermelho pipoca-doce, se equilibrando num salto 15 daquela bota que todo mundo resolveu comprar, te chamou atenção? Ah, vá. E você aí achando que não era previsível.
                A bolha de influência invisível e maléfica que nos dita a cada segundo como devemos nos vestir, o que devemos achar bonito, o que deve ser considerado coisa de pobre, o que faz daquele sujeito parecer mais bacana diante de todos os outros, cada dia mais nos transforma em seres que são mais do mesmo. Como numa gigante linha de produção, vemos pessoas-produtos esbanjando padrões como se tivessem sido escolhidos por elas, quando na verdade todas as escolhas foram, dia após dia, sendo injetadas em seus subconscientes que estavam ocupados demais fuçando nas novas atualizações do Facebook pra se darem conta disso. A geração dos zumbis, meus amigos, está mais perto do que você imagina.  Blog Casal Sem vergonha


Esse post do blog Casal Sem vergonha( clique no link e confira na integra, é bem bacana) é minha inspiração do dia. Como é chato essas pessoas todas iguais, com ideias parecidas, as quais buscam as mesmas coisas. O texto é da Coluna Área H - o portal dos Homens inteligentes, mas sabe que o inverso é verdadeiro, claro que o bonitão, malhado e com dinheiro no bolso, machão, dono de si, chama muito atenção, mas ... ah... tem vários poréns. 


Tem coisa mais encantadora do que homem inteligente, aquele que sabe o que diz, conversa sobre quase tudo, se não entende de algo sabe exatamente como descobrir? O homem realmente não precisa ser do tipo "machão feroz" mas tem que saber "cuidar", por mais que uma mulher pareça independente e tenha se acostumado a resolver problemas, liderar equipes, ser forte e aparentemente bastar-se por si só, isso é pura fachada ou questão de sobrevivência. É uma delícia ouvir " cuidado, você tem que prestar mais atenção no trânsito" ou " me avisa quando chegar em casa" ou ainda " quer que eu te leve em casa?". Flores? Sim, por favor, mas se não der por isso ou por aquilo, uma surpresa boba pode surtir o mesmo efeito, pode ser seu doce preferido, um encontro inesperado, uma mensagem diferente fora de hora. 


Quase todos os homens são atrapalhados e esquecidos, chega a ser charmoso ter que "cuidar" deles, lembrá-los de coisas que nós mulheres fazemos no automático. E se rolar uma química, não importa se eles não são do tipo tanquinho, magro demais ou com uma barriguinha de estimação, se a gente couber no abraço dele, aquele que protege e faz a gente parar um pouco, desligar a ansiedade, sentir paz. 






Ele também tem que saber pra onde vai. Sabe aquela coisa que pra qualquer lugar serve? Só que não, como diz a gíria por aí. Não é ter ou não dinheiro e estabilidade e sim a forma como se lida com isso, ninguém está livre de imprevistos, mas a vida anda pra frente, inclusive a nossa, não crescer como profissional é desmotivante. 


Fico encantada com homem que ri de si mesmo e dos outros, um sorriso vale mais do que muitas conversas fiadas. 

Agora se tem uma coisa na "lista padrão" que eu concordo é atitude, ser confuso, atrapalhado, esquecido, é até charmoso, mas homem que não sabe o que quer, que não faz as suas escolhas deixando a vida decidir por si não é nada atraente. É lindo ter medo de dar errado, o coração querer sair pela boca, mas por ter saído da zona de conforto, por se dar uma chance de tentar. 

Nada é pior do que um muro para um ansioso de plantão, esse lance do talvez um dia, quem sabe amanhã. Não. Quem quer arruma um jeito, se não consegue falar, escreve. Se não sabe escrever, manda flores. Se não tem dinheiro, oferece uma música que diga tudo o que sente. Agora, quem não faz nada ou fica no mesmo lugar ou não está mesmo interessado. Simples assim. As mulheres percebem e sentem isso com facilidade, o lado racional delas faz esse diagnóstico fácil, apesar do coração demorar pra processar. 


O esteriótipo pode não ser padrão, mas o desejo de companheirismo, esse é sempre padrão, mas sorte de quem não se prende aos clichês, e como dizia uma amiga: " a gente pode não saber ao certo quem ou que procuramos, mas temos certeza daquilo que não queremos".


O lado bom dessa história é que as moças como aquela que descrevemos linhas atrás, passam despercebidas aos olhos daqueles que só enxergam o óbvio. O bitolado por peitos grandes e empinados, nem vai notar a presença dela. É como uma seleção natural – aqueles que conseguem enxergar fora da caixa, acabam encontrando as mulheres mais autênticas, mais parceiras, mais interessantes, enquanto os outros seguem a ver navios e espalham pra geral que as mulheres de hoje em dia não querem nada com nada. Bobinhos. Eles nem desconfiam que para encontrá-las, basta tirar a venda e enxergar além do óbvio. Melhor pra gente. Blog Casal Sem vergonha



Imagem 1: http://enttreaspas.blogspot.com.br/2011/09/sobre-mulher-diferente.html
Imagem 2: http://diario-de-marcella.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html

16 outubro 2014

Frustração

Frustração

Se tem um sentimento que mistura tristeza e decepção de uma só vez é a frustração, ela geralmente vem de uma expectativa que você cria em relação a alguém ou a alguma coisa.
Você passa a acreditar na beleza daquilo, imagina aquela situação acontecendo na sua vida, bola mil maneiras de ajudar o destino a trazer isso pra você, para de viver o presente para ser eternamente ansioso com o futuro, mas vem o mundo e te dá uma rasteira.
O mundo  olha bem no fundo dos seus olhos e diz que a vida real não é um romance de novela e que pra mudar sua vida profissional, conquistar algo que deseja não basta rezar e pedir, é preciso arregaçar a manga e correr atrás ou ainda mostra pra ti que aquela pessoa não era tão grande assim e que a culpa de a ter projetado é sua mesmo e não do outro que não tem nada a ver com isso.
Nesse momento a frustração dói, dói porque será preciso descontruir tudo para construir de novo, de um novo jeito, com uma nova cara, talvez de forma mais real e palpável.
Na ioga a gente aprende a trabalhar o presente para que este mude o futuro, você cuida do corpo e da mente de forma integrada para só depois ficar em paz com o universo e não sofrer com as expectativas.

Existem frustrações que nos acompanham por longos períodos, de coisas que tentamos, tentamos e nunca conseguimos realizar, essas normalmente guardamos em segredo para que ninguém saiba e são uma dor só nossa, acredito que todo mundo tenha uma, pode ser grande ou pequena, coisa simples ou complexa. Desejo mesmo que todo mundo possa conversar com sua frustração e acabar com ela. Assim seja. 

Imagem: http://www.mensagens10.com.br/mensagens-de-esperanca

25 agosto 2014

Página Virada

É assim. Quando se fala em virar a página da vida muita gente se questiona como fazer, quando e outras coisas mais, mas na verdade a única disposição que precisamos é a de fazer diferente. Parece conselho de amigo ou texto de auto ajuda, mas a verdade é que não podemos desistir.

Quando ao olhar para si mesmo nos descobrimos tão incompletos dos sonhos que sempre tivemos não podemos pensar em outra coisa senão no caminho. Por onde estou indo? Por que estou tão chato? Por que não aguento minha própria companhia? Quem eu estou querendo enganar? O mais engraçado é descobrir que as perguntas são mais importantes do que as respostas.

Sim, são. Afinal as respostas a gente vai construindo, dia a dia. Entendi perfeitamente uma frase ouvida a muito tempo, a qual dizia que quanto mais velho a gente fica, mais precisa das pessoas as quais conhecemos na juventude, pois bem, nestes dias de crise existencial estar com amigos antigos me fez ser eu novamente, não precisava provar nada, inventar nada, apenas relaxar e rir. Essa era minha primeira resposta, eu precisava relaxar, deixar a vida rolar mais solta, pensar menos, julgar menos, entender que nem tudo eu tinha que me meter ou estar envolvida. Repetir dia a dia que eu era uma pessoa calma e paciente.

Outra frase polêmica diz: é preciso ir deixando pra traz coisas sem valor e pasmem, pessoas também, aquelas sanguessugas imbecis as quais dizem que te amam, te adoram  e te querem bem e por traz sugam toda a sua energia: Sai pra lá!

E parece que a vida vai ficando mais doce, os dias mais agradáveis, o sono diminui porque viver exige estar acordado para brindar tudo isso Férias, viagens, muitos projetos profissionais e sonhos.

Não quero que me falte amor para realizar tudo com intensidade. Desligando o piloto automático, porque como diz a minha professora de Ioga, quando não pensamos naquilo que estamos realizando fazemos de qualquer jeito e deixamos escorregar por entre nossos dedos grandes momentos e sensações. O que não quer dizer que se distrair não seja necessário, porque é a única maneira do acaso te surpreender. Eu também quero ser pega de surpresa.

Por fim, tem muita coisa que eu ainda não sei. Perguntas, perguntas e perguntas... Ter em sua vida algo diferente do que imaginou mas exatamente do jeito que você queria. É possível? Não sei . Só o tempo dirá. Muita cautela, observação e até um pouco de receio de estar vendo coisas que não existem, mas na hora certa a resposta vem.

Só sei que a energia está concentrada, louca pra sair.  Férias vem logo, quem sabe as respostas estão por aí.

06 julho 2014

Agradecer


Obrigada.
As vezes me pergunto como uma palavrinha tão simples e de poderes tão mágicos é tão pouco utilizada. É como se nos acostumássemos a receber e usufruir sem interrupção, como se fosse sempre normal.
Entendo que um pouco é devido a correria, ligamos a vida no piloto automático e esquecemos das coisas simples.

Agradecer o dia nosso de cada manhã, não apenas pedir a Deus sua proteção em nossa primeira oração, logo ao sair da cama.
Reconhecer que temos o que comer e vestir, que podemos inclusive partilhar com aquele que tem menos condição.
Agradecer pelo local de trabalho, pelos companheiros do dia a dia, sejam amigos ou não, parceiros ou não, cúmplices, loucos, desgostos, não importa, pois mesmo que não seja o mais desejado, é nosso e graças a ele podemos comprar nossas coisinhas, suprir nossas casas e realizar nossos sonhos.
Saudar a saúde de nossos dias, afinal os hospitais estão lotados, tem gente que precisou mudar de rota na vida por motivo de doença, tem outros que possuem saúde, mas colocam-na a disposição da doença de um filho, de um pai, de uma pessoa querida.
Agradecer nossos pais, irmãos, familiares e amigos, como é bom ter os nossos por perto, aqueles que nos conhecem, nos ajudam, inspiram, acreditam no que somos, brigam conosco também, só pra nos fazer ver o outro lado da coisa.
É difícil agradecer também as experiências de sofrimento, porque nossa humilde existência questiona a dor, o vazio, a insegurança, mas se uma situação vivida nos prepara, fortalece nosso entendimento, refaz nossos ideais, nos deixa mais fortes e determinados é sinal de algo muito maior que ainda há de chegar. Como cantava  Jorge Vercilo em Monaliza:  “ Não se ofenda, com meus amores de antes, todos tornaram-se pontes pra que eu chegasse a você”.

E se tudo tem uma razão de ser na vida, devemos ser gratos. Gratidão é igual gentileza, se você é grato você acende uma luz por aquela pessoa ou situação e essa luz vai iluminar alguém em algum momento. 

19 junho 2014

Autoterapia


Cazuza já cantava : "Vida louca vida" e é um pensamento que passa pela cabeça naqueles momentos de autoterapia nos quais começamos a contabilizar aquilo que queríamos ter feito, mas não deu. Somamos com o que desejamos fazer e não sabemos como, multiplicamos por uma enorme vontade de mudar, de realizar, fazer acontecer e simplesmente esquecemos de forma cruel aquilo que já realizamos. 

Não nos permitimos usufruir das conquistas, apenas nos cobramos pelas "não - conquistas", entendendo estas como algo diferente de fracasso, porque quando se fracassa deixa-se de ter sucesso naquilo que se tentou fazer, mas quando não se conquista algo, simplesmente vai deixando pra depois, pra mais tarde, para um dia qualquer ou para quando eu crescer e de repente o prazo que você se deu acaba e você adia um pouco mais. 

Aí você entra no Facebook e encontra lá aquelas frases motivacionais como por exemplo "Quem quer algo vai lá e faz e quem não quer arruma uma desculpa". Será que é tão simples assim? Afinal, a gente não vive sozinho neste mundo e tantos são os acontecimentos que nos fazem parar: alguém doente na família, um acontecimento no trabalho ou simplesmente ser "sociável", pais, irmãos, namorados, filhos e até o cachorro te cobra atenção vem com o brinquedo na boca e balançando o rabinho com aquele olhar pidão que diz: "Vamos brincar?" ( risos) 

E a gente continua pensando na vida.... 
Outro questionamento que me faço diz respeito a efemeridade das relações, quase descartáveis. É algo como experimentar é preciso, se não gostar deixa passar, mas também é permitido brincar. Se você fala algo que a pessoa não gosta ela simplesmente te muda para a categoria dos "ex-amigos" simples, rápido e fácil assim. 

De tudo, porém, o pior são os rabugentos, aqueles seres que repetem todos os dias " Óh vida, óh azar!"? O dia amanheceu feio hoje. Aff... segunda-feira. ou ainda ninguém me ama, ninguém me entende". 

Socorro! Gente mais chata! E vejam que aqueles os quais viveram situações difíceis - como por exemplo  um pai/mãe que tem um AVC de repente e muda a vida dos filhos, a rotina da casa devido aos cuidados exigidos - criam uma força tão grande para perseverar, continuar vivendo, recomeçar e sorrir. Muitas dessas pessoas servem de exemplo pra você que está em autoterapia pensar mais na vida, mas principalmente parar de reclamar dela. 

Melhor parar de adiar e começar a realizar coisas.

17 setembro 2012

Pausa ou expansão


Férias são sempre uma boa oportunidade de andar por aí, sem rumo, sem destino, observando as pessoas, seus olhares e reações, coisa que não dá muito tempo de fazer quando a gente está na louca rotina do dia a dia, costumo brincar que apesar de teoricamente trabalharmos 8 horas por dia, gastamos bem mais tempo se considerarmos o almoço, a ida e a volta e tudo o que envolve a jornada nossa de cada dia, por essas e outras é que eu sou uma apaixonada pelas férias.

Alguns workhollics acham isso uma injúria, alguns até te ameaçam dizendo:  "Tá insatisfeito? Pede pra sair!" As pessoas talvez não entendam o que eu sinto, não estou dizendo que não gosto, não quero ou algo parecido, mas que férias são essenciais. Eu não me vejo sem elas, não consigo me imaginar sem uma pausa, sem essa pausa.

Saber que eu posso acordar sem pressa, não precisa ser tarde, no meu caso não é. Descer com a cachorra ( Juju gosta de passear), comprar pão, tomar meu café-da-manhã ouvindo a TV, sem pensar em nada.

Escrever os emails que está devendo, visitar os amigos que a muito tempo não se via, marcar aqueles almoços que estão virando lenda e porque não arrumar o guarda-roupa que se falasse gritava por socorro.

As férias nos fazem ficar conosco, é como um bate-papo que mais parece um monólogo: o que tem feito da sua vida além de trabalhar? Tem cuidado do corpo e da mente? Quais são mesmo os seus Hobbies? Será que você ainda se lembra deles?

Quer sinal mais claro do que férias do que Vale a pena ver de novo e Sessão da tarde? Você tem certeza que pode por os pés pra cima.

Vivemos no mundo da velocidade que nos atropela e parece loucura ir contra a maré desejando exatamente desacelerar, se avaliar, se permitir.

Todavia, nem só de ócio podemos passar as férias, imagem voltar a trabalhar e quando perguntarem o que fizeste nas férias e você responder? nada. Tem gente que precisa, mas pra mim também não dá.

Acho que tenho uma alma hiperativa e contraditória, porque por mais que eu deseje a pausa, também vejo esse momento como de expansão, afinal eu tenho tempo, posso viajar, ir a lugares que nunca fui e apreciar sem pressa, passear, tomar sol, quem sabe uma água de coco gelada ou um chopp na beira da piscina.

Por que eu acho que mereço? Trabalhei um ano inteiro. Quero férias!!!

01 abril 2012

Do meu jeito 2




Cheguei em casa acabada intelectualmente e fisicamente também, resolvi então ler as minhas revistas, desde janeiro não abria as que assino, comecei pela Vida Simples de fevereiro, uma coluna que eu adoro é a do Eugenio Mussak, ele sempre fala algo interessante, não era diferente desta vez, mas era pra mim com certeza, o título? Fazendo do seu jeito.

Ele embasou o texto na música My way ( I´ve lived a life that´s full / I travelled each and every highway/ and more, much more than this/ I´did it my way), Eugênio narrou que ao ouvi-la entoada por Frank Sinatra se questionou primeiramente se estava conduzindo sua vida do jeito que queria e depois se sabia que jeito era esse. 

Continuo citando Nietzsche que costumava perguntar: “Você viveu a sua vida ou foi vivido por ela? Não posso lhe ensinar a viver a sua vida pois se o fizesse, você continuaria vivendo o projeto de outro e não o seu próprio”. 

Esse texto me preencheu naquele momento, eu sabia o que eu queria para a minha vida, mas não sabia quando se realizaria de verdade, sei o que desejo, muitas vezes não entendo porque não consigo realizá-los.
Cada um vem ao mundo com uma missão muito única, uns vão sonhar e outros realizar, existirão os pés-no-chão e os  eufanistas, os que acreditam nas estrelas e aqueles que estudam para provar tudo cientificamente. Dois profissionais podem ser igualmente bons, mas um ser prático e o outro detalhista. 

É estilo. 

Faz parte do caminho.

Eugenio Mussak ainda constata: “ Conheço contabilistas felizes e músicos angustiados; funcionários serenos e empreendedores estressados. Há de tudo, em todos os caminhos. O que fica claro é a satisfação de estar fazendo aquilo que escolheu fazer”

Nem só a minha vontade, nem tudo obra do acaso, a vida é a soma das duas coisas, em alguns momentos queremos ser escolhidos, mas tem horas que se não escolhemos podemos nos tornar alguém que a vida leva por aí, sem destino, lembra do ditado que diz que qualquer lugar serve para quem não sabe para onde quer ir? 

Importante é decidir, fazer a sua escolha, certa ou errada quem vai dizer? Onde está escrito que tem que ser assim ou assado?É gente demais, palpite demais, por isso as pessoas não sabem o que fazer e se desesperam, a vida deveria ser mais singela e menos cobrada, quem sabe também seria mais vivida e menos discutida.


10 fevereiro 2012

Danilo Gentilli fala sobre Racismo

O Ex-CQC Danilo Gentili fez uma piada com o King-Kong no Twitter e gerou uma série de discussões, não consegui encontrar nada que autenticasse a veracidade do texto, mas como achei inteligente e convidativo a reflexão resolvi dividir. Quero tecer umas considerações: 

Ninguém está 100% certo ou errado então vale a pena a leitura interpretativa e cuidadosa do texto. Está ficando chato esse negócio das pessoas terem que tomar partido e defender uma ideia para sempre, não é à toa que o ser humano pensa, é para analisar os pontos, os dois lados de uma mesma moeda, que acreditem: sempre são diferentes. 

Eu confesso que estou achando chato esse negócio de não pode isso, não pode aquilo, mas veja, isso não é igual a dizer que se pode tudo. A liberdade de um termina quando começa a individualidade do outro. Se você invade meu espaço, viola minha imagem eu tenho direito a indenização moral, está na Constituição, é um direito fundamental. Por isso que o Rafinha Bastos foi punido e não porque ele fez piada de mal gosto. Não é que não pode, é que existem limites. 

Bom, não quero me prolongar muito. 
Peço desculpas a todos pela ausência aqui no blog e nas visitas, estou estudando pra concurso mais uma vez. Torçam por mim que se tudo der certo eu volto logo. 

Um grande abraço

Abram o coração e pensem com carinho, dividam sua opinião. Eis o texto:




Eis o perigo de mexer com pessoas inteligentes....

O humorista Danilo Gentili postou a seguinte piada no seu twitter:

"King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?"

A ONG Afrobras se posicionou contra: "Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda uma representação criminal", diz José Vicente, presidente da ONG. "Isso foi indevido, inoportuno, de mau gosto e desrespeitoso. Desrespeitou todos os negros brasileiros e também a democracia. Democracia é você agir com responsabilidade" , avalia Vicente.

Alguns minutos após escrever seu primeiro "twitter" sobre King Kong, Gentili tentou se justificar no microblog:

"Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?" (GENIAL) "Na piada do King Kong, não disse a cor do jogador. Disse que a loira saiu com o cara porque é famoso. A cabeça de vocês é que têm preconceito."

Mas, calma! Essa não foi a tal resposta genial que está no título, e sim ESTA:

"Se você me disser que é da raça negra, preciso dizer que você também é racista, pois, assim como os criadores de cachorros, acredita que somos separados por raças. E se acredita nisso vai ter que confessar que uma raça é melhor ou pior que a outra, pois, se todas as raças são iguais, então a divisão por raça é estúpida e desnecessária. Pra que perder tempo separando algo se no fundo dá tudo no mesmo?

Quem propagou a ideia que "negro" é uma raça foram os escravagistas. Eles usaram isso como desculpa para vender os pretos como escravos: "Podemos tratá-los como animais, afinal eles são de uma outra raça que não é a nossa. Eles são da raça negra".

Então quando vejo um cara dizendo que tem orgulho de ser da raça negra, eu juro que nem me passa pela cabeça chamá-lo de macaco, MAS SIM DE BURRO.

Falando em burro, cresci ouvindo que eu sou uma girafa. E também cresci chamando um dos meus melhores amigos de elefante. Já ouvi muita gente chamar loira caucasiana de burra, gay de v***** e ruivo de salsicha, que nada mais é do que ser chamado de restos de porco e boi misturados.

Mas se alguém chama um preto de macaco é crucificado. E isso pra mim não faz sentido. Qual o preconceito com o macaco? Imagina no zoológico como o macaco não deve se sentir triste quando ouve os outros animais comentando:

- O macaco é o pior de todos. Quando um humano se xinga de burro ou elefante dão risada. Mas quando xingam de macaco vão presos. Ser macaco é uma coisa terrível. Graças a Deus não somos macacos.

Prefiro ser chamado de macaco a ser chamado de girafa. Peça a um cientista que faça um teste de Q.I. com uma girafa e com um macaco. Veja quem tira a maior nota.

Quando queremos muito ofender e atacar alguém, por motivos desconhecidos, não xingamos diretamente a pessoa, e sim a mãe dela. Posso afirmar aqui então que Darwin foi o maior racista da história por dizer que eu vim do macaco?

Mas o que quero dizer é que na verdade não sei qual o problema em chamar um preto de preto. Esse é o nome da cor não é? Eu sou um ser humano da cor branca. O japonês da cor amarela. O índio da cor vermelha. O africano da cor preta. Se querem igualdade deveriam assumir o termo "preto" pois esse é o nome da cor. Não fica destoante isso: "Branco, Amarelo, Vermelho, Negro"?. O Darth Vader pra mim é negro. Mas o Bill Cosby, Richard Pryor e Eddie Murphy que inspiram meu trabalho, não. Mas se gostam tanto assim do termo negro, ok, eu uso, não vejo problemas. No fim das contas, é só uma palavra. E embora o dicionário seja um dos livros mais vendidos do mundo, penso que palavras não definem muitas coisas e sim atitudes.

Digo isso porque a patrulha do politicamente correto é tão imbecil e superficial que tenho absoluta certeza que serei censurado se um dia escutarem eu dizer: "E aí seu PRETO, senta aqui e toma uma comigo!". Porém, se eu usar o tom correto e a postura certa ao dizer "Desculpe meu querido, mas já que é um afrodescendente, é melhor evitar sentar aqui. Mas eu arrumo uma outra mesa muito mais bonita pra você!" Sei que receberei elogios dessas mesmas pessoas; afinal eu usei os termos politicamente corretos e não a palavra "preto" ou "macaco", que são palavras tão horríveis.

Os politicamente corretos acham que são como o Superman, o cara dotado de dons superiores, que vai defender os fracos, oprimidos e impotentes. E acredite: isso é racismo, pois transmite a ideia de superioridade que essas pessoas sentem de si em relação aos seus "defendidos"

Agora peço que não sejam racistas comigo, por favor. Não é só porque eu sou branco que eu escravizei um preto. Eu juro que nunca fiz nada parecido com isso, nem mesmo em pensamento. Não tenham esse preconceito comigo. Na verdade, SOU ÍTALO-DESCENDENTE. ITALIANOS NÃO ESCRAVIZARAM AFRICANOS NO BRASIL. VIERAM PRA CÁ E, ASSIM COMO OS PRETOS, TRABALHARAM NA LAVOURA. A DIFERENÇA É QUE ESCRAVA ISAURA FEZ MAIS SUCESSO QUE TERRA NOSTRA.

Ok. O que acabei de dizer foi uma piada de mau gosto porque eu não disse nela como os pretos sofreram mais que os italianos. Ok. Eu sei que os negros sofreram mais que qualquer raça no Brasil. Foram chicoteados. Torturados. Foi algo tão desumano que só um ser humano seria capaz de fazer igual. Brancos caçaram negros como animais. Mas também os compraram de outros negros. Sim. Ser dono de escravo nunca foi privilégio caucasiano, e sim da sociedade dominante. Na África, uma tribo vencedora escravizava a outra e as vendia para os brancos sujos.

Lembra que eu disse que era ítalo-descendente? Então. Os italianos podem nunca ter escravizados os pretos, mas os romanos escravizaram os judeus. E eles já se vingaram de mim com juros e correção monetária, pois já fui escravo durante anos de um carnê das Casas Bahia.

Se é engraçado piada de gay e gordo, por que não é a de preto? Porque foram escravos no passado hoje são café com leite no mundo do humor? É isso? Eu posso fazer a piada com gay só porque seus ancestrais nunca foram escravos? Pense bem, talvez o gay na infância também tenha sofrido abusos de alguém mais velho com o chicote.

Se você acha que vai impor respeito me obrigando a usar o termo "negro" ou "afrodescendente" , tudo bem, eu posso fazer isso só pra agradar. Na minha cabeça, você será apenas preto e eu, branco, da mesma raça - a raça humana. E você nunca me verá por aí com uma camiseta escrita "100% humano", pois não tenho orgulho nenhum de ser dessa raça que discute coisas idiotas de uma forma superficial e discrimina o próprio irmão."


Leia mais em: Recanto das Letras
Suposto Racismo

27 novembro 2011

Esquece




Uma das razões pelas quais temos tantos problemas nesta vida é porque insistimos em esquecer de coisas que deveríamos lembrar e porque deliberadamente nos lembramos de coisas que deveríamos esquecer.
Arthur Graham

20 novembro 2011

Saborei seu café





Um grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade. Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo.

Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras - de porcelana, plástico, vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas; dizendo a todos para se servirem.

Quando todos os estudantes estavam de xícaras em punho, o professor disse: se vocês repararem, pegaram todas as xícaras bonitas e caras, e deixaram as simples e baratas para trás. Uma vez que não é nada anormal que vocês queiram o melhor para si, isto é a fonte dos seus problemas e estresse. Vocês podem ter certeza de que a xícara em si não adiciona qualidade nenhuma ao café. Na maioria das vezes, são apenas mais caras e, algumas vezes, até ocultam o que estamos bebendo.

O que todos vocês realmente queriam era o café, não as xícaras, mas escolheram, conscientemente, as melhores xícaras... e então ficaram todos de olho nas xícaras uns dos outros.

Agora pensem nisso: a vida é o café, e os empregos, dinheiro e posição social são as xícaras. Elas são apenas ferramentas para sustentar e conter a vida... e o tipo de xícara que temos não define, nem altera, a qualidade de vida que vivemos... a nossa felicidade!

Às vezes, ao nos concentrarmos apenas na xícara, deixamos de saborear o café que Deus nos deu. Deus côa o café, não as xícaras...

Saboreie o seu café!



Texto: Autor desconhecido - Via Facecook página Razão e Sensibilidade 
Imagem: Blog o Minuto do Saber

23 outubro 2011

Viva com paixão





A imagem traz um texto simples, com afirmações capazes de instigar nossos ânimos:


" Essa é a sua vida. Faça aquilo que você ama e faça frequentemente. Se você não gosta de algo, mude. Se não gosta de seu trabalho, saia. Se você não tem tempo suficiente, pare de assistir TV. Se está procurando pelo amor de sua vida, pare, ele estará esperando por você quando você começar a fazer as coisas que ama. Pare de analisar tudo. Todas as emoções são belas. Quando comer, aprecie. A vida é simples. Todos os pedaços dela. Abra sua mente, braços e coração para novas pessoas e coisas. Nós estamos unidos em nossas diferenças. Pergunte para a próxima pessoa que você encontrar qual a sua paixão e divida com ela suas inspirações. Viaje com frequencia. Se perca. Se ajude a encontrar você mesmo. Algumas oportunidades só surgem uma única vez. A vida é sobre os momentos que passamos juntos e sobre as coisas que somos capazes de criar em conjunto, então, saia agora mesmo e comece a criar. A Vida é curta e é nosso sonho. Divida essa paixão!!!

 Eu achei essa imagem no perfil de um amigo no Facebook e achei extremamente inspiradora. Somos capazes de mudar o mundo que nos cerca sim, mesmo quando a vida insiste em nos contrariar, mesmo quando a tristeza bate em nossa porta. 

Nós temos nas mãos a oportunidade de ver o mundo diferente, de fazer a vida de outra forma, mesmo queno tempo de Deus, aí sim eu vejo o problema: queremos tudo na hora, não sabemos esperar o rio correr, o sol se por, as pessoas descobrirem seus caminhos, sabe aquela coisa de que tudo tem o seu tempo certo? 

Eu acredito que temos missões neste mundo a cumprir e até que uma etapa esteja concluída a outra não vêm. A gente tenta atropelar, cria situações e nada dá certo do jeito que a gente queria. 

Enquanto nos preparamos para a próxima fase temos que curtir muito a atual, portanto curta muito e viva mais ainda. 

Seja fonte de inspiração para as pessoas que te cercam e mais do que isso: se permita inspirar pelos sonhos dos outros. Ame muito e cada vez mais. Assim, a gente divide a paixão e escreve histórias lindas. 
Boa semana pra todos!!!

Curtam nossa página no Facebook( janela ao lado) 
E aproveito para agradecer o votos do Apenas um Ponto Esportivo finalista TOP 100 - Prêmio Top Blog.

13 setembro 2011

As pessoas complicam tudo



Como o ser humano é complicado: adora dar nó na sua própria vida e de quebra na dos outros também.

Exige ser lembrado, mas não se faz presente. É tão gostoso poder partilhar com " os nossos" os momentos, trocar carinhos, sorrisos e partilhar sem esperar nada em troca. Em contrapartida é tão chato quando alguém fica no seu pé te acusando que você não ligou, não chegou, não chamou.... não, não, não... Esquece-se que poderia ele ter ligado, ter vindo, ter feito uma surpresa.


Quantas vezes ficamos esperando ser compreendidos, mas não nos fazemos entender. As palavras saem de um jeito e chegam de outro no destinatário, se não fosse assim os comunicólogos não perderiam tanto tempo estudando a linguagem, o meio e a mensagem. Sabe aquela coisa de falar, falar e não dizer nada? É como se dissessemos nada com coisa nenhuma e no final quiséssemos ser compreendidos.

O inverso também é verdadeiro. Nos importamos demais com coisas que nunca foram ditas e nem pensadas. O que ele quis dizer com isso? Mas... ele quis dizer alguma coisa? Será? Criamos fantasmas que nos assustam noite e dia porque deixamos. Alguém pode sim estar dizendo somente aquilo que disse sem nenhuma segunda intenção, se houver algum outro significado quem comunica é que tem a responsabilidade de se fazer entender, todavia você pode perguntar se realmente quiser saber e se fizer a diferença, mas cuidado para não ser grosseiro. 

Seguindo essa linha de raciocínio, como se perde tempo remoendo coisas que fazem mal. Reclamamos daquilo que não gostamos, principalmente para quem não tem nada a ver com isso e quando gostamos somos incapazes de dizer, de elogiar. Você diz para a sua mãe o quanto gostou do almoço? Confesso que nem tudo vale a pena, devemos escolher aquilo que faz diferença porque perderemos nosso precioso tempo com algo que não nos agradou, se tanto faz, esquece, economiza energia. Agora, acredito que sempre vale a pena dizer se for para elogiar, mesmo sendo tachado de puxa-saco, mas não exagere para não parecer falsidade.


Tenho um amigo que sempre dizia: " O não você já tem, o sim é lucro" Por que então temos tanto medo de arriscar? É como se fossemos quebrar ao errar uma escolha, mas não faz sentido, tendo em vista que fazemos escolhas todos os dias, de todos os tipos. Dar errado faz tanta parte quanto dar certo e mesmo assim desejamos somente o certo e esperamos por ele, até aí normal. Anormal é se atormentar com isso, pior: ficar parado no meio do caminho.

Precisamos descomplicar. Que tal?

Estava rolando uma frase no Facebook a alguns dias, fecho esse post com ela:


"Sente saudade? Ligue. Quer encontrar? Convide. Quer compreensão? Explique-se. Tem dúvidas? Pergunte. Não gostou? Fale. Gostou? Fale mais. Tá com vontade? Faça. Quer algo? Pedir é a melhor maneira de começar a merecer. Se o "não" você já tem, a tentar, só corre o risco do "sim"... A vida é uma só!!!" Gostei, copiei e colei... Simples :))»"

Vejam no Apenas um Ponto Esportivo esta semana:

Vôlei de praia: Ricardo fala da parceira com Pedro Cunha - De olho nas Olimpíadas
Brasileirão: Arrumar desculpas sempre é mais fácil

04 agosto 2011

Certas pessoas simplesmente não se importam



É fato. Por mais que eu me importe, certas pessoas simplesmente não se importam. Isso eu aprendi a alguns anos, pode ser também se preocupar com o presente e com o futuro enquanto algumas pessoas nascem totalmente desprovidas deste tipo de sentimento. Quem está certo? Ninguém.

Eu digo isso porque quem se importa demais não vive, fica chato, velho, ranzinza, implica com tudo e com todos. Enquanto quem não se importa nunca cresce, vive naquilo que alguns chamam de " Síndrome do Peter Pan" ou seja, vivem na Terra do Nunca, não evoluem, são eternos meninos em torno de seus brinquedos.

Quem se preocupa demais não percebe o riso, o olhar, o luar... Já quem não se preocupa percebe, mas não dá a mínima importância, pra eles tanto faz se o sol brilha ou se a chuva molha.

O perfeccionista não tolera seus próprios defeitos e não perdoa os defeitos dos outros, o sempre imperfeito nunca cumpra a parte que lhe cabe porque sabe que alguém ( o perfeccionista) o fará.

Eu estou cansada dos dois tipos de gente exagerada, prefiro aqueles que buscam o equilíbrio mesmo que não o encontre, eu gosto de gente que se preocupa com o próximo, mas tem paciência com a falha alheia. Eu admiro quem confia no ser humano e o incentiva a fazer melhor nem que seja um pouquinho. Eu queria ser como as pessoas que são capazes de perceber quando uma briga vale mesmo a pena e quando a melhor estratégia e deixar pra lá.

Todavia eu admiro mesmo quem apesar de tudo, nunca desiste.

...........................
A equipe do Apenas um Ponto Esportivo pede o seu voto no Topblog, é rapidinho basta clicar na imagem abaixo e depois confirmar o voto - Contamos com a sua ajuda!!!

31 julho 2011

Afinados pela alma e com o coração


Afinados, sintonizados ou será que eu deveria dizer sincronizados?

No fundo, acho que não importa, porque é mais do que nossa percepção possa compreender, é difícil de explicar a energia que move as pessoas em torno de uma ideia, envolve-as por um movimento ou ainda as transforma em busca de algo.

É como se conhecêssemos alguém desde que nos entendemos gente, mas nunca vimos antes aquela pessoa. Alguns vão questionar dizendo tratar-se de amor ou amizade, eu faço minha réplica baseada na teoria de que  para ser amor ou amizade é necessário afinidade, mas para ter afinidade não precisa mais nada além dessa sintonia inexplicável.

Todavia, como bom ser humano contestador eu procuro respostas para coisas que simplesmente são, acho ser esse o caso da afinidade, é algo de outro plano, envolve a nossa espiritualidade, reflete o que está por dentro, é o inconsciente mais consciente que existe.

Então me entrego, não questionarei mais essa sintonia fina que me surpreende positivamente.

Atribui-se a Arthur da Távola um bonito poema ( do qual a frase faz parte), a ideia inicial era selecionar um trecho, mas não consegui, então destaquei algumas passagens, espero que gostem.

Um abraço
Rafaela

AFINIDADE


A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil,
delicado e penetrante dos sentimentos.
O mais independente.

Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos,
as distâncias, as impossibilidades.
Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação,
o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto em que foi interrompido.
Afinidade é não haver tempo mediando a vida.

É uma vitória do adivinhado sobre o real.
Do subjetivo sobre o objetivo.
Do permanente sobre o passageiro.
Do básico sobre o superficial.
Ter afinidade é muito raro.

Mas quando existe não precisa de códigos verbais para se manifestar.
Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois
que as pessoas deixaram de estar juntas.
O que você tem dificuldade de expressar a um não afim, sai simples
e claro diante de alguém com quem você tem afinidade.

Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos
fatos que impressionam, comovem ou mobilizam.
É ficar conversando sem trocar palavra.
É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento.

Afinidade é sentir com.
Nem sentir contra, nem sentir para, nem sentir por, nem sentir pelo.
Quanta gente ama loucamente, mas sente contra o ser amado.
Quantos amam e sentem para o ser amado, não para eles próprios.

Sentir com é não ter necessidade de explicar o que está sentindo.
É olhar e perceber.
É mais calar do que falar.
Ou quando é falar, jamais explicar, apenas afirmar.

Afinidade é jamais sentir por.
Quem sente por, confunde afinidade com masoquismo.
Mas quem sente com, avalia sem se contaminar.
Compreende sem ocupar o lugar do outro.
Aceita para poder questionar.
Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar.

Só entra em relação rica e saudável com o outro,
quem aceita para poder questionar.
Não sei se sou claro: quem aceita para poder questionar,
não nega ao outro a possibilidade de ser o que é, como é, da maneira que é.
E, aceitando-o, aí sim, pode questionar, até duramente, se for o caso.
Isso é afinidade.
Mas o habitual é vermos alguém questionar porque não aceita
o outro como ele é. Por isso, aliás, questiona.
Questionamento de afins, eis a (in)fluência.
Questionamento de não afins, eis a guerra.

A afinidade não precisa do amor. Pode existir com ou sem ele.
Independente dele. A quilômetros de distância.
Na maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar.
Há afinidade por pessoas a quem apenas vemos passar,
por vizinhos com quem nunca falamos e de quem nada sabemos.
Há afinidade com pessoas de outros continentes a quem nunca vemos,
veremos ou falaremos.

Quem pode afirmar que, durante o sono, fluidos nossos não saem
para buscar sintomas com pessoas distantes,
com amigos a quem não vemos, com amores latentes,
com irmãos do não vivido?

A afinidade é singular, discreta e independente,
porque não precisa do tempo para existir.
Vinte anos sem ver aquela pessoa com quem se estabeleceu
o vínculo da afinidade!
No dia em que a vir de novo, você vai prosseguir a relação
exatamente do ponto em que parou.
Afinidade é a adivinhação de essências não conhecidas
nem pelas pessoas que as tem.

Por prescindir do tempo e ser a ele superior,
a afinidade vence a morte, porque cada um de nós traz afinidades
ancestrais com a experiência da espécie no inconsciente.
Ela se prolonga nas células dos que nascem de nós,
para encontrar sintonias futuras nas quais estaremos presentes.
Sensível é a afinidade.
É exigente, apenas de que as pessoas evoluam parecido.
Que a erosão, amadurecimento ou aperfeiçoamento sejam do mesmo grau,
porque o que define a afinidade é a sua existência também depois.

Aquele ou aquela de quem você foi tão amigo ou amado, e anos depois
encontra com saudade ou alegria, mas percebe que não vai conseguir
restituir o clima afetivo de antes,
é alguém com quem a afinidade foi temporária.
E afinidade real não é temporária. É supratemporal.
Nada mais doloroso que contemplar afinidade morta,
ou a ilusão de que as vivências daquela época eram afinidade.
A pessoa mudou, transformou-se por outros meios.
A vida passou por ela e fez tempestades, chuvas,
plantios de resultado diverso.

Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças,
é conversar no silêncio, tanto das possibilidades exercidas,
quantos das impossibilidades vividas.

Afinidade é retomar a relação do ponto em que parou,
sem lamentar o tempo da separação.
Porque tempo e separação nunca existiram.
Foram apenas a oportunidade dada (tirada) pela vida,
para que a maturação comum pudesse se dar.
E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais,
a expressão do outro sob a forma ampliada e
refletida do eu individual aprimorado.

Arthur da Távola


Leiam no Apenas um Ponto Esportivo: Juliana e Larissa vencem na Polônia e as novas duplas masculinas.