Mostrando postagens com marcador Amigos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Amigos. Mostrar todas as postagens

18 julho 2014

Gente nova


Gente nova em nossas vida é realmente algo que desequilibra, pode ser pro bem ou pro mal, afinal nunca se sabe quem é essa pessoa, o que traz dentro de si, quais histórias viveu e muito menos o que tem para oferecer. 

Nada daquele velho ditado clamando que em time que está ganhando não se mexe, isso só será verdade na hora em que o desejo é ficar no mesmo lugar, porque todo mundo precisa abrir seus horizontes, ou seja, falar de coisas diferentes, aprender coisas novas, arriscar-se um pouco mais. 

A pessoa nova pode ser um vizinho, um companheiro de caminhada, colega de serviço, de academia, não importa, essas pessoas viveram outras experiências, conheceram lugares inimagináveis, cometeram erros os quais não teremos tempo de repetir sozinhos. 

É fascinante misturarmos tudo isso porque sangue novo é capaz de transformar, soma energia, divide preocupação e principalmente traz novas ideias. Por exemplo uma nova solução para um problema velho.  

É verdade também o outro lado, alguém novo pode trazer um ambiente pesado, afinal a pessoa pode ser do tipo "Rabugento", o personagem do desenho que reclamava o dia inteiro " Oh, vida. Oh azar! Pode também atrapalhar mais do que ajudar, isso acontece com frequência também. 

Apesar disso é preciso não criar expectativas, pois apesar de desejarmos ver nossos sonhos materializados no próximo, eles não existem para nos satisfazer, então, percebemos muitas vezes que os sonhos eram grandes demais e não as pessoas muito pequenas, tem gente que nunca vai aprender isso, mas tem quem deixe a vida ensinar como ver, não que seja fácil de aprender, principalmente porque a ansiedade cega um pouco.  

Eu acredito que o risco sempre vale a pena: fazer novos amigos e novos parceiros e mudar pra melhor aprendendo um pouco com cada um e conosco mesmo. 

12 julho 2012

Transforme e não morra


Estou aqui neste momento pensando no que direi a um grupo de jovens animados, cheios de expectativas na vida e no universo, jovens cristãos, de fé forte que me convidaram para falar de liderança, dividir um pouco da minha experiência pessoal. 

Nestas horas lembro quando eu estava no lugar deles e me reunia com os meus para "escolher" quem seria o nosso " convidado", lembro como fazíamos isso, estar com eles me deixa muito feliz, tenho certeza que aprenderei tanto ou mais do que qualquer coisa que possa dividir. 

Um coisa engraçada essa inversão de papéis, mesmo porque mesmo sendo "velha" para os padrões de grupo deles, tenho tantos anseios próprios da juventude, vontade de transformar, de mudar, de fazer a diferença, quero construir tanta coisa...

Certa vez ouvi que estamos aqui para ser luz, que por onde passamos precisamos acender luzes, iluminar o caminho, achei aquilo inspirador.

Todavia, só foi inspirador porque eu abri o meu coração a esta mensagem, de coração fechado, a gente só consegue olhar numa única direção, não conseguimos descobrir o verdadeiro caminho a seguir, trilhar nossa própria história. 

Não posso falar mais, não antes de domingo, sobre as milhares de coisas que estão bombando na minha cabeça, ideias que eu preciso compactar em uma única hora, para transmitir esse sentimento que me move e me motiva como líder. 

Quero deixar um texto batido, mas muito atual, aquele de autor desconhecido que muita gente diz ser do Pablo Nerruda, outros ainda que é Martha Medeiros - chamado de " Morre Lentamente" que percorre as caixas de email, as redes sociais e os blogs também, nos convida a pensar o que andamos fazendo: 



Morre lentamente
quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca
Não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente
quem faz da televisão o seu guru.
quem evita uma paixão,
quem prefere o negro sobre o branco
e os pontos sobre os 'is' em detrimento de um redemoinho de emoções,
justamente as que resgatam o brilho dos olhos,
sorrisos dos bocejos,
corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente
quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho,
quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho,

Morre lentamente
quem não viaja,
quem não lê,
quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente
quem destrói o seu amor-próprio,
quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente,
quem passa os dias queixando-se da sua má sorte
ou da chuva incessante.
quem abandona um projeto antes de iniciá-lo,
não pergunta sobre um assunto que desconhece
ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,
recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior
que o simples fato de respirar. Somente a perseverança fará com que conquistemos
um estágio esplêndido de felicidade.


Morre lentamente também quem não reza, não tem fé, não deixa Deus entrar em sua vida.

31 julho 2011

Afinados pela alma e com o coração


Afinados, sintonizados ou será que eu deveria dizer sincronizados?

No fundo, acho que não importa, porque é mais do que nossa percepção possa compreender, é difícil de explicar a energia que move as pessoas em torno de uma ideia, envolve-as por um movimento ou ainda as transforma em busca de algo.

É como se conhecêssemos alguém desde que nos entendemos gente, mas nunca vimos antes aquela pessoa. Alguns vão questionar dizendo tratar-se de amor ou amizade, eu faço minha réplica baseada na teoria de que  para ser amor ou amizade é necessário afinidade, mas para ter afinidade não precisa mais nada além dessa sintonia inexplicável.

Todavia, como bom ser humano contestador eu procuro respostas para coisas que simplesmente são, acho ser esse o caso da afinidade, é algo de outro plano, envolve a nossa espiritualidade, reflete o que está por dentro, é o inconsciente mais consciente que existe.

Então me entrego, não questionarei mais essa sintonia fina que me surpreende positivamente.

Atribui-se a Arthur da Távola um bonito poema ( do qual a frase faz parte), a ideia inicial era selecionar um trecho, mas não consegui, então destaquei algumas passagens, espero que gostem.

Um abraço
Rafaela

AFINIDADE


A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil,
delicado e penetrante dos sentimentos.
O mais independente.

Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos,
as distâncias, as impossibilidades.
Quando há afinidade, qualquer reencontro retoma a relação,
o diálogo, a conversa, o afeto, no exato ponto em que foi interrompido.
Afinidade é não haver tempo mediando a vida.

É uma vitória do adivinhado sobre o real.
Do subjetivo sobre o objetivo.
Do permanente sobre o passageiro.
Do básico sobre o superficial.
Ter afinidade é muito raro.

Mas quando existe não precisa de códigos verbais para se manifestar.
Existia antes do conhecimento, irradia durante e permanece depois
que as pessoas deixaram de estar juntas.
O que você tem dificuldade de expressar a um não afim, sai simples
e claro diante de alguém com quem você tem afinidade.

Afinidade é ficar longe pensando parecido a respeito dos mesmos
fatos que impressionam, comovem ou mobilizam.
É ficar conversando sem trocar palavra.
É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento.

Afinidade é sentir com.
Nem sentir contra, nem sentir para, nem sentir por, nem sentir pelo.
Quanta gente ama loucamente, mas sente contra o ser amado.
Quantos amam e sentem para o ser amado, não para eles próprios.

Sentir com é não ter necessidade de explicar o que está sentindo.
É olhar e perceber.
É mais calar do que falar.
Ou quando é falar, jamais explicar, apenas afirmar.

Afinidade é jamais sentir por.
Quem sente por, confunde afinidade com masoquismo.
Mas quem sente com, avalia sem se contaminar.
Compreende sem ocupar o lugar do outro.
Aceita para poder questionar.
Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar.

Só entra em relação rica e saudável com o outro,
quem aceita para poder questionar.
Não sei se sou claro: quem aceita para poder questionar,
não nega ao outro a possibilidade de ser o que é, como é, da maneira que é.
E, aceitando-o, aí sim, pode questionar, até duramente, se for o caso.
Isso é afinidade.
Mas o habitual é vermos alguém questionar porque não aceita
o outro como ele é. Por isso, aliás, questiona.
Questionamento de afins, eis a (in)fluência.
Questionamento de não afins, eis a guerra.

A afinidade não precisa do amor. Pode existir com ou sem ele.
Independente dele. A quilômetros de distância.
Na maneira de falar, de escrever, de andar, de respirar.
Há afinidade por pessoas a quem apenas vemos passar,
por vizinhos com quem nunca falamos e de quem nada sabemos.
Há afinidade com pessoas de outros continentes a quem nunca vemos,
veremos ou falaremos.

Quem pode afirmar que, durante o sono, fluidos nossos não saem
para buscar sintomas com pessoas distantes,
com amigos a quem não vemos, com amores latentes,
com irmãos do não vivido?

A afinidade é singular, discreta e independente,
porque não precisa do tempo para existir.
Vinte anos sem ver aquela pessoa com quem se estabeleceu
o vínculo da afinidade!
No dia em que a vir de novo, você vai prosseguir a relação
exatamente do ponto em que parou.
Afinidade é a adivinhação de essências não conhecidas
nem pelas pessoas que as tem.

Por prescindir do tempo e ser a ele superior,
a afinidade vence a morte, porque cada um de nós traz afinidades
ancestrais com a experiência da espécie no inconsciente.
Ela se prolonga nas células dos que nascem de nós,
para encontrar sintonias futuras nas quais estaremos presentes.
Sensível é a afinidade.
É exigente, apenas de que as pessoas evoluam parecido.
Que a erosão, amadurecimento ou aperfeiçoamento sejam do mesmo grau,
porque o que define a afinidade é a sua existência também depois.

Aquele ou aquela de quem você foi tão amigo ou amado, e anos depois
encontra com saudade ou alegria, mas percebe que não vai conseguir
restituir o clima afetivo de antes,
é alguém com quem a afinidade foi temporária.
E afinidade real não é temporária. É supratemporal.
Nada mais doloroso que contemplar afinidade morta,
ou a ilusão de que as vivências daquela época eram afinidade.
A pessoa mudou, transformou-se por outros meios.
A vida passou por ela e fez tempestades, chuvas,
plantios de resultado diverso.

Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças,
é conversar no silêncio, tanto das possibilidades exercidas,
quantos das impossibilidades vividas.

Afinidade é retomar a relação do ponto em que parou,
sem lamentar o tempo da separação.
Porque tempo e separação nunca existiram.
Foram apenas a oportunidade dada (tirada) pela vida,
para que a maturação comum pudesse se dar.
E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais,
a expressão do outro sob a forma ampliada e
refletida do eu individual aprimorado.

Arthur da Távola


Leiam no Apenas um Ponto Esportivo: Juliana e Larissa vencem na Polônia e as novas duplas masculinas. 

29 maio 2011

Encontros e Despedidas

A hora do encontro é também de despedida
O Apenas um Ponto começou em janeiro de 2008, gerou um filho, o Apenas um Ponto Esportivo, em junho de 2009, agora quando seu pimpolho comemora 2 anos, eles se unem novamente, serão dois blogs, num único espaço.

Foi um escolha árdua, decidir e perceber que não podia mais manter dois espaços, mas para minha sorte o que estava aqui, cabe muito bem no que está lá, por isso, toda quinta-feira teremos o espaço Apenas um Ponto e mais alguns dias também.

No Apenas um Ponto Esportivo há uma linda equipe que partilha as postagens e ajuda a dar cores a nossa história.

Fiz questão de passar em todos os blogs listados aqui como parceiros, pedindo que visitem o Apenas um Ponto Esportivo , para os que não curtem futebol, nem vôlei e tem como esporte predileto uma boa soneca, sugiro os posts de quarta-feira Trilha Sonora - com o Rafael Amaro ( Rafs) e os de quinta-feira, onde eu estarei com os temas do Apenas um Ponto.

Para quem é comentarista esportivo, temos futebol segunda e sexta, vôlei terça e nos finais de semana. É só escolher.

Com um espaço a menos, terei mais tempo para dividir com vocês o espaço de vocês, visitar, comentar e etc.

No mais, deixo o convite para participarem da festa do Apenas um Ponto Esportivo, tem um pedaço de bolo especial aos leitores do Apenas um Ponto e 2 promoções rolando, visitem o post especial.

Para fechar com chave de ouro deixo a música da Maria Rita - Encontros e Despedidas, afinal, o que mais seria um blog do que um eterno encontro e uma eterna despedida?

Vejo vocês no http://apenasumpontoesportivo.blogspot.com/

Encontros e Despedidas
Maria Rita
Composição : M. Nascimento E F. Brant

Mande notícias do mundo de lá
Diz quem fica
Me dê um abraço, venha me apertar
Tô chegando
Coisa que gosto é poder partir
Sem ter planos
Melhor ainda é poder voltar
Quando quero

Todos os dias é um vai-e-vem
A vida se repete na estação
Tem gente que chega pra ficar
Tem gente que vai pra nunca mais
Tem gente que vem e quer voltar
Tem gente que vai e quer ficar
Tem gente que veio só olhar
Tem gente a sorrir e a chorar
E assim, chegar e partir

São só dois lados
Da mesma viagem
O trem que chega
É o mesmo trem da partida
A hora do encontro
É também de despedida
A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar
É a vida desse meu lugar
É a vida

23 dezembro 2010

Natal Todo Dia


O verdadeiro sentido do Natal muitas vezes se perde nos presentes, na correria, no stress, no dia a dia da falta de tempo, mas se dentro do nosso coração o sentimento verdadeiro estiver presente terá valido a pena, e como diz o refrão desta música Se a gente é capaz de espalhar alegria, se a gente é capaz de toda essa magia, eu tenho certeza que a gente podia, fazer com que fosse Natal todo dia!

Se as pessoas reclamassem menos, usassem mais a palavra obrigada, partilhassem mais, dividissem sorrisos, se doassem sem esperar nada em troca com certeza a vida seria mais fácil, o tempo de amor não é agora é sempre.

Muita gente não gosta dessa data porque sente falsidade no ar, na verdade muita gente não consegue viver o sentimento deste dia como a data nos pede, por vários motivos, mas não podemos deixar de tentar, desejo à vocês um Natal muito iluminado, que a história do menino Jesus seja inspiração para superar os desafios do dia a dia e a passagem desta data transforme suas esperanças no ser humano e no amor.

Deixo de presente essa música do Roupa Nova, pedindo um Natal todo dia.


Natal Todo Dia - Roupa Nova

Composição: Mauricio Gaetani Tapajós

Um clima de sonho se espalha no ar,
Pessoas se olham com brilho no olhar,
A gente já sente chegando o Natal,
É tempo de amor, todo mundo é igual.

Os velhos amigos irão se abraçar,
Os desconhecidos irão se falar,
E quem for criança vai olhar pro céu
Fazendo pedido pro velho Noel

Se a gente é capaz de espalhar alegria,
Se a gente é capaz de toda essa magia,
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia! (BIS)

Um jeito mais manso de ser e falar,
Mais calma, mais tempo pra gente se dar.
Me diz porque só no Natal é assim?
Que bom se ele nunca tivesse mais fim!

Que o Natal comece no seu coração,
Que seja pra todos, sem ter distinção.
Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for,
O melhor presente é sempre o amor.

(repete refrão)

Natal todo dia (todo dia é natal)
Natal todo dia (todo dia é natal) (4x)



A Melhor mensagem de Natal, é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. É Natal! De um Deus amigo, amoroso e transformador. Desejo paz, amor, saúde e tudo de muito bom que estiver dentro de você. Que possas estar ao lado de quem se ama e fazer do mundo sempre melhor.

17 julho 2010

Saudades gostosas

Nunca em sã consciência eu diria que um dia pensei em ser fiscal, lembro-me o quanto tremia na minha primeira multa e como sofria ao ter que fechar um estabelecimento, eu tinha medo dos caras que vendiam queijo na praia e ameaçavam bater na gente e tinha raiva da pessoa que insistia em deixar as placas na calçada impedindo o trânsito de pedestres, aprendi a medir os lugares e placas com o olhar e aprendi de tudo um pouco quando a pessoa me descrevia a atividade que realizava.

Participei do treinamento do Habbis, fiz a vistoria mais desejada de toda a cidade: Hotel do Silvio Santos, a Vila Jequitimar na Praia do Pernambuco, entrei nos quartos e percorri toda a área do local, fui escalada para manter a ordem no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, tomei sol e chuva, ri e chorei, conheci os confins da cidade, onde nunca pensei em entrar, vi o pobre e o rico, o grande e o pequeno.

Fiz vistoria na Sex Shopp com toda a equipe, ninguém queria ser visto entrando lá sozinho, subi no telhado do Motel para medir o luminoso junto com uma senhora e choramos de rir em imaginar se alguma mente pobre tivesse nos avistado ao entrar.

Aprendi a Teoria do Caos: quando você acha que está ruim sempre pode piorar e acredite: pode.  Me surpreendi a cada ano.

Está fazendo um ano, dia 11 de agosto, que mudei de emprego e lembro-me da expressão dos meus amigos, meus parceiros e cúmplices quando eu contei que estava de saída, era um misto de alegria e saudades, essa saudade gostosa, saudades de quem sabe que não perdeu o amigo, mas que o dia a dia não é mais igual que novos caminhos se abriram e que a vida segue, não podemos parar...

Todavia sempre me lembro e me pego dizendo se meu ex-parceiro tivesse aqui... ou quando eu era fiscal... ou ainda... a gente na praia não apreende tudo aleatoriamente( na primeira pessoa)


No meu primeiro dia de Fórum eles estavam comigo, no final de ano também e no meu aniversário... mas a saudade fica mesmo assim...

Não voltaria atrás e nem me arrependo da minha escolha, me sinto vitoriosa na minha trajetória, só sinto saudades das pessoas, se é que posso dizer que é só. Não sei. Mas é um pedaço de mim.

04 junho 2010

Selinhos, mimos e um convite especial

Quero começar me desculpando por todos os selinhos perdidos, sim perdi vários, em diversos blogs por falta de tempo, estou me esforçando para retribuir o carinho.


Começarei com os selos oferecidos pela querida Tathiana do Blog Idiotizando - Segundo ela este blog é fofo.
A regra é contar 5 coisas que gosta de fazer e indicar 10 blogs:



5 coisas que gosto de fazer: 1) Dormir; 2) Andar, nadar ou afins na Praia( é um três em 1) 3) Ficar com os amigos e família; 4) Viajar 5) Escrever (não necessariamente nesta ordem!)


Indicar 10 blogger's para receber os selos: 1) Canto de Contar Cantos - Cris; 2) Le Poete En Fleur - Carol; 3) Dalla Blog - Marcelo ; 4) Mar Intimo - Priscila Rode; 5)Viva Leve - Pense Light - Emilly; 6) Novas Estações - Wanderley; 7)Torre Mágica - Pedro; 8)Contato Imediatos - Júnior; 9)Romanticos São Loucos - Cris e 10)Coração de Professor - ALUISIO CAVALCANTE JR

Um memê

O memê eu ganhei da lindíssima Carol Sakurá do LE POÈTE EN FLEUR Algumas pessoas que conhecemos por aqui( neste louco mundo dos Blogs) se tornam muito especiais, o nosso mundo virtual é real, fico muito feliz em saber que meus blogs fazem parte da sua história. A regra é responder o " De frente..." e indicar 5 blogs

Vamos lá:

1- O porque desse blog.
Queria escrever mais, dividir minhas ideias e conseguir parceiros neste hobby gostoso.

2- Minha metade que é como minha filha.
Meus pais, meu irmão, minha cachorrinha... é dificil dizer, eu tenho instinto maternal mas não sou mãe

3- Sobre o amor tudo o que dá sentido a vida, é preciso amor para viver intensamente, no caso do relacionamento a dois eu ainda não encontrei...

4- Passado de artista - eu fiz teatro, jazz, dancei no step, queria saber cantar, parei de tentar aprender violão quando fez bolha no dedo e fico só com os blogs mesmo...

5- Quanto aos meus planos - quero um emprego federal, estou tentando estudar de forma séria, é dificil, principalmente na Internet e com amigos tão legais, quero encontrar alguém para namorar, quero ser campeã do Mundo pelo meu tricolor e viajar muito, muita saúde, amigos e sonhos para todos.

6- Odeio sopa!
Eu gosto de sopa!!! hahaha Não sou louca por... mas gosto.

Cinco Blogs: 1) Canto de Contar Cantos - Cris; 2) Viva Leve - Pense Light - Emilly; 3)Contatos Imediatos - Júnior; 4)Idiotizando - Thatiana e 5)Coração de Professor - ALUISIO CAVALCANTE JR

Convite


O meu outro blog( link na lateral) completa um ano dia 20 de junho agora, no dia do niver os colunistas( todos os 6 + euzinha) e ainda um  participação especial da Carol Sakurá  e do Persio Presoto publicarão seus posts especiais de duas em duas horas, agora, durante a semana quero fazer uma grande VIAGEM, isto é, o Brasil inteiro está presente no Apenas um Ponto Esportivo, por exemplo temos o Gigante Colorado e o Gremista Fantástico, então porque não um post diferente sobre o Rio Grande do Sul e sua torcida ou esportes, ou simplesmente lugares e culturas.

Quem quiser participar dessa semana de festa encaminhando um pouco sobre seu lugarzinho para a nossa Viagem de Aniversário. Escrevam para apenasumpontoesportivo@gmail.com

Bom final de semana para todos, beijos e queijos!

11 março 2010

A única certeza que temos

Ainda não sabemos lidar com a única certeza que temos na vida: a morte
Ela sempre nos pega de surpresa, nos deixa sem palavras, cheios de lágrimas e indagações.
Ainda mais quando quem terminou a sua missão nesta vida é alguém tão jovem, quase da nossa idade, cheio de vida, alguém por quem todo mundo, amigos, família, conhecidos, colegas de trabalho, alunos, companheiros do teatro: todos eram SIMPLESMENTE APAIXONADOS por ele.

Quando vem a notícia a pergunta é: Como assim?
Pois é... como assim? Assim... sem palavras, no silêncio.

Só uma certeza: o céu está em festa com toda a alegria, a criatividade e energia que ele tinha. Onde quer que esteja ainda será sempre muito elegante, amigo, companheiro, educado e pura inspiração com suas visões incríveis.

Para ele paz, agora ele deve ter encontrado Shakespeare, que ele tanto gostava e usava de inspiração nas peças de teatro.

Para quem fica: paz e a lembrança de tudo o que ele ensinou e proporcionou a todos.

Importante dizer: uma gripe nunca é só uma gripe e em pleno 2010, ainda mata.

20 dezembro 2009

Data mágica - Feliz Natal


Esta data é mágica. Transforma corações.
Muita gente não gosta.
Tem aqueles que acham uma data de falsidade.
Não deve ser.
É um momento único de reunirmos todos, revermos os rostos perdidos e dar aquele abraço forte em quem não conseguimos o ano todo.

Amigos, Feliz Natal.
Que o aniversário de Jesus seja uma festa em todos as casas.
Seja combustível para um novo ano
Seja fonte de fé na vida.

Não comemoramos o Natal pelos presentes, nem pela comida, nem pela bebida
Comemoramos a renovação da nossa fé em Jesus Cristo e no amor que ele nos ensinou, ou pelo menos tentou.

A vocês que acompanham o Blog, prometo mais posts e mais visitas.
2009 foi louco, corrido, cheio de mudanças...
2010 será mais tranquilo.

Um forte abraço a todos!!!
.............................................

VELHOS AMIGOS

De mãos dadas, como irmãos,
seguiremos caminhando,
Velhos Amigos que somos,
o nosso amor congraçando.

Boa dosagem de fé,
nessa jornada não falte,
Otimismo e alegria,
nossa alma sempre exalte!

Recordações carinhosas
pelo que juntos vivemos
União nos deu vitórias,
sozinhos, nada podemos.


Agradecer sempre é bom,
e Deus será o primeiro
Que lembraremos, em glória,
nosso amigo e companheiro!

Façamos os nossos votos
para outro ano enfrentar,
Tendo sempre a mesma garra,
que não nos há de faltar.

Ombro amigo ofereçamos
e no peito um coração,
Cheinho do mesmo amor
que não há de faltar não!

Para as horas mais difíceis,
peçamos força também
Saibamos orar ao Pai
- Ele não esquece ninguém -

Possamos vencer barreiras
- orgulho por ter lutado! -
Que no balanço final,
tudo esteja equilibrado.

Tendo em mente que sozinhos,
somos nau desprotegida,
Abracemos um ao outro,
sigamos juntos, na vida.


Sempre olhando à nossa volta,
o amigo valorizando,
Estaremos, com certeza,
o futuro conquistando!

Aos meus amigos desejo
um Natal de muita luz,
graças, bênçãos, alegrias
Emanadas por Jesus!

Autora: Mírian Warttusch

22 novembro 2009

Uma volta no tempo



Quando termina o colegial e cada um segue um caminho, o dia a dia nos faz distantes e as histórias vividas ficam na memória e o tempo passa.

Alguns ficam ao seu lado, outros só na Internet, ali nestes sites de relacionamento você descobre que um está estudando Engenharia Agrônoma no Mato Grosso, outra casou-se com um holandês e foi para a Europa, Alguns sobem e descem todo dia a Serra do Mar, uns casaram, outros já são pais.

Diferente é quando alguém se casa e você tem a oportunidade de reencontrar algumas pessoas. Aconteceu comigo nesta sexta-feira.

10 anos se passaram, eu cheguei ao casamento, sentei-me ao lado de um amigo com o qual eu sempre falo e logo no início no meio dos padrinhos uma pessoa que eu não via a mais de 9 anos, quase 10. Sempre fomos muito parceiros, mas quando ele foi ao Sul do país, estudar Engenharia Mecatrônica, trocamos alguns emails e nunca mais havia sequer ouvido falar nele.

Foi tão bom!

Depois ainda vieram mais 2 e fazia tanto tempo quanto.
Ficamos a noite toda relembrando histórias, contando momentos, falando de todos do grupo...
Era uma sensação incrível de nostalgia, emoção e alegria.

Concluímos que evoluímos, atualizamos telefones e emails e ficamos felizes em ver que todos estavam bem.

Saudades, são sempre assim.
Todo mundo casando, lindo, lindo!!!!

20 outubro 2009

Afinidade


Eu simplismente amo o começo deste texto e não sabia que tinha mais, quero dividir com vocês.
Eu me sinto assim: eu encontro meus amigos, ex-companheiros de escola e de trabalho e percebo tudo isso.

Vejam que verdade:
A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil,
delicado e penetrante dos sentimentos.
É o mais independente.

Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos,
as distâncias, as impossibilidades.
Quando há afinidade,
qualquer reencontro retoma a relação,
o diálogo, a conversa,
o afeto no exato ponto em que foi interrompido.


E é. Como é. Podemos senti-lo. Vê-lo nos olhares e nas expressões, tem coisas que definitivamente não precisam ser ditas.


Segue o texto todo, boa Semana galera!!!


Afinidade -Arthur da Távola


A afinidade não é o mais brilhante, mas o mais sutil,
delicado e penetrante dos sentimentos.
É o mais independente.

Não importa o tempo, a ausência, os adiamentos,
as distâncias, as impossibilidades.
Quando há afinidade,
qualquer reencontro retoma a relação,
o diálogo, a conversa,
o afeto no exato ponto em que foi interrompido.

Afinidade é não haver tempo mediando a vida.
É uma vitória do adivinhado sobre o real.
Do subjetivo para o objetivo.
Do permanente sobre o passageiro.
Do básico sobre o superficial.

Ter afinidade é muito raro.
Mas quando existe
não precisa de códigos verbais para se manifestar.
Existia antes do conhecimento,
irradia durante e permanece
depois que as pessoas deixaram de estar juntas.
O que você tem dificuldade de expressar a um não afim,
sai simples e claro diante de alguém com quem você tem afinidade.

Afinidade é ficar longe pensando parecido
a respeito dos mesmos fatos que impressionam,
comovem ou mobilizam.
É ficar conversando sem trocar palavras.
É receber o que vem do outro com aceitação anterior ao entendimento.

Afinidade é sentir com, nem sentir contra,
nem sentir para, nem sentir por, nem sentir pelo.
Quanta gente ama loucamente,
mas sente contra o ser amado.
Quantos amam e sentem para o ser amado,
não para eles próprios.

Sentir com é não ter necessidade de explicar
o que está sentindo.
É olhar e perceber.
É mais calar do que falar, ou, quando é falar,
jamais explicar: apenas afirmar.

Afinidade é jamais sentir por.
Quem sente por, confunde afinidade com masoquismo.
Mas quem sente com, avalia sem se contaminar.
Compreende sem ocupar o lugar do outro.
Aceita para poder questionar.
Quem não tem afinidade, questiona por não aceitar.

Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças.
É conversar no silêncio, tanto nas possibilidades exercidas
quanto das impossibilidade vividas.

Afinidade é retomar a relação no ponto em que parou
sem lamentar o tempo de separação.
Porque tempo e separação nunca existiram.
Foram apenas oportunidades dadas (tiradas) pela vida,
para que a maturação comum pudesse se dar.
E para que cada pessoa pudesse e possa ser,
cada vez mais a expressão do outro
sob a forma ampliada do eu individual aprimorado.

27 setembro 2009

Esconde-esconde virtual


Você vira blogueiro.
Conhece outros blogueiros.
Fazem grande amizade
Você inventa mil coisas para fazer
Os outros também
Aí o tempo é curto
Quando você vem, eles não
Eles vem, você não
ESCONDE-ESCONDE VIRTUAL

15 agosto 2009

Não aprendi dizer Adeus


Não cantarei essa música triste, que fala com lágrimas no olhar, não que não as tenha, mas são de dever cumprido, de amigos irmãos e da certeza do sentimento que construí com tantas pessoas diferentes, de temperamentos diversos e de histórias que se cruzaram ali: dentro da fiscalização.

Vou repetir frases usadas para dizer que não tem preço tudo o que vivi e aprendi. Hoje eu entendo que eu tinha que estar ali todo o tempo que eu estive.

No meu primeiro momento um choque, sair do Banco e cair num órgão público não foi fácil. Ali fui recebida por duas pessoas que se tornaram cúmplices por 7 anos e meio e serão para sempre. Lembro-me do conselho que ganhei: Você um dia vai e a Prefeitura fica, não se estresse. Faça o seu com tranquilidade.

Fiscalizei publicidade, ambulante, comércio, prestador de serviço...
Descobri minha cidade, que eu achava que conhecia. Entrei em favelas, em becos, andei em ruas que eu nunca havia passado.

Deixei frescuras de lado, aprendi a teoria do caos( quando você acha que está ruim, sempre pode piorar), fui em forró, fechei bingo, autuei centro de Ubanda, fiquei com medo no ferro velho, fui mordida por borrachudo, comi pastel na feira, trabalhei fiscalizando ISSQN em shows, fui escalada durante uma semana no Vôlei de Praia, enfeitei o setor com bandeirinha na festa junina, nunca fui assaltada na rua trabalhando, participei de muito churrasco, comi muito macarrão no almoço, trufa no horário de expediente e pizza no final de semana.

Chorei com a ida e vinda de várias aprendizes, vi amigos mudando, seguindo e indo atrás. Reencontrei pessoas, conquistei outras, ganhei algumas com as quais aprendi coisas inesquecíveis. Entendi que quando eu quis ir embora não era o momento que ainda tinha que provar coisas para mim mesma e que havia pessoas que apesar de estarem comigo eu não conhecia.

Segurei as lágrimas até o final, até eu ver que mesmo a mudança tendo sido no susto, na pressa, no anoitecer, no meu último dia de trabalho na Prefeitura, quem quase não aparecia estava lá, quem estava de férias também, quem não podia faltar de jeito nenhum principalmente, para me dar um forte abraço de boa sorte.

Eu não aprendi a dizer adeus, problema de criança.
Olhei para a Prefeitura e sabia que estava mudando de emprego, não de amigos.
Na loucura dessa semana, da nova cidade, do novo emprego, do ódio do Kassab que tem a mãezinha que corre atrás do fretado via praça da Sé, da expectativa, da mudança... lá estavam eles, no meu celular com mensagens de carinho, de saudades, de amigo...

E hoje sábado, o dia dos telefonemas de como estas? Enfim, estou bem amigos. Com bem menos tempo do que antes, com muito mais novidades do que eu consigo assimilar e administrar, mas com muita vontade de fazer dar certo.

Espero que eu me adapte logo.

27 junho 2009

Blog Maneiro e muito mais


Ganhei da querida Priscila do http://priscilarode.blogspot.com/


Regras:
1- Exiba a imagem do selo "Olha que blog maneiro".
2- Poste o link do blog que te indicou.
3- Indique 8 blogs de sua preferência.
4- Avise seus indicados.
5- Publique as regras.
6- Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.

Indicados:

Cris - Canto de Contar Contos
Cris - Cinema Paradiso
Maria Izabel - Viajantes na Linha do tempo
Regina - Devaneios de Uma vida
Valdemir - Valdemir Reis
Jakie - Sorte Popular
Emilly - Viva Leve e Pense Light
José Claudio - Pura Reflexão




Como “regra” vou responder o questinário!

1- MANIA: Ver se tenho mensagem a toda hora

2- PECADO CAPITAL: Gula ( inverno dá uma fome)

3- MELHOR CHEIRO DO MUNDO: Ar puro, na praia, no mato...

4- SE DINHEIRO NÃO FOSSE PROBLEMA EU: Não trabalharia mais, melhor, não seria mais empregada, porque trabalho eu sempre arrumo um

5- CASOS DE INFÂNCIA: Minha mãe conta que eu quebrei um copo no dente

6- HABILIDADES COMO DONA DE CASA: Gosto de limpeza, adoro o cheiro de tudo limpinho.

7- O QUE NÃO GOSTA DE FAZER EM CASA: Passar roupa.

8- DESABILIDADES COMO DONA DE CASA: hum... Acho que comida de verdade, porque doces, bolos e afins eu sou especialista, apesar que aprendi algumas coisinhas... hehe

9- FRASE: “ Tornar o simples complicado é fácil, tornar o complicado simples, isto é criatividade.” (Charles Mingues.)

10- PASSEIO PARA ALMA: Cuidar da espiritualidade, num lugar tranquilo e bem próxima a natureza.

11- PASSEIO PARA O CORPO: Qualquer viagem para um lugar novo e diferente

12- O QUE ME IRRITA: Pessoas que só olham para o próprio umbigo

13- FRASE OU PALAVRA QUE FALA MUITO: Tô dizendo...

14- PALAVRÃO MAIS USADO: piiiiiiiiii

15- DESCE DO SALTO E SOBE O MORRO QUANDO: Brincadeirinhas de mal gosto, injustiça.

16- PERFUME QUE USA NO MOMENTO: Capricho de dia e 212 a noite.

17- ELOGIO FAVORITO: Difícil... mas algo como que legal, foi você que fez?

18- TALENTO OCULTO: não sei

19- NÃO IMPORTA QUE SEJA MODA NÃO USARIA NEM NO MEU ENTERRO: roupa de bolinhas, de florzinha estilo margaridas, bolsas amarelas e etc...

20- QUERIA TER NASCIDO SABENDO: cantar ( socorro!)

21- EU SOU EXTREMAMENTE: ansiosa


Indicados:
http://vivalevepenselight-mli.blogspot.com/
http://devaneiosdeumavida.blogspot.com/
http://cantodecontarcontos.blogspot.com/
http://viajantesnalinhadotempo.blogspot.com/
http://decoracaovirtual.blogspot.com/

Ufa! Que questionário Difícil!!!

04 maio 2009

Óh, segunda-feira...


Hoje não estou muito inspirada a escrever apesar de não me faltarem idéias, queria falar das minhas amigas que eu vejo pouco mas a distância não nos afasta, queria falar dos ciclos que PRECISAM passar, da droga que é ser chefe na Prefeitura( meu chefe, era meu chefe às 15h e agora não é mais e amanhã só Deus sabe), queria ter a mesma disposição para estudar de quando eu tinha 16 anos, queria que meu dia tivesse 48h, ás vezes queria saber o futuro, mas também me pergunto se não ficaria frustrada ou ansiosa demais... mas... para achar respostas leva tempo, então vou por um texto batido, que não é meu, mas que eu amooooo!!!

Fotos de grandes amigos e grandes momentos, álbum pessoal.


Ah... eu sei, hoje seria segunda-feira esportiva mas não quero falar de paulistão, no Vôlei de praia deu Brasil no feminino e no masculino, meu time não joga essa semana por causa da gripe no México, mas pelo menos o Rogério está se recuperando bem... ( me saí bem no resumo?)

Beijos e abraços. Boa semana e me mandem energia!!!

............................................................................

Amizades são feitas de pedacinhos.
Pedacinhos de tempo que vivemos com cada pessoa.


Não importa a quantidade de tempo que passamos com cada amigo, mas a qualidade do tempo que vivemos com cada um.

Cinco minutos podem ter uma importância muito maior do que um dia inteiro. Assim, há amizades que são feitas de risos e dores compartilhados; outras de escola; outras de saídas, cinemas, diversões; há ainda aquelas que nascem a gente nem sabe de quê, mas que estão presentes.

Talvez essas sejam feitas de silêncios compreendidos, ou de simpatia mútua sem explicação.

Hoje em dia, muitas amizades são feitas só de e-mails e essas não são menos importantes.
São as famosas "amizades virtuais." Diferentes até, mas não menos importantes.

Aprendemos a amar as pessoas sem que possamos julgá-las pela sua aparência ou modo de ser, sem que possamos ( e fazemos isso inconscientemente às vezes) etiquetá-las.

Há amizades muito profundas que são criadas assim.

Saint-Exupéry disse: "Foi o tempo que perdestes com tua rosa que fez tua rosa tão importante." E eu digo que é o tempo que ganhamos com cada amigo que faz cada amigo tão importante. Porque tempo gasto com amigos é tempo ganho, aproveitado, vivido.


São lembranças para cinco minutos depois ou anos até. Um amigo se torna importante pra nós, e nós para ele, quando somos capazes, mesmo na sua ausência, de rir ou chorar, de sentir saudade e nesse instante trazer o outro bem pertinho da gente.

Dessa forma, podemos ter vários melhores amigos de diferentes maneiras. O importante é saber aproveitar o máximo cada minuto vivido e ter depois no baú das recordações horas para passar com os amigos, mesmo quando estes estiverem longe dos nossos olhos.

Letícia Thompson

04 abril 2009

O dom e o amor

Acabei de assistir pela TV o Pe. Fábio de Melo no programa Raul Gil. Uma mistura de dom e amor.
Amor pelo que faz, pelas pessoas, pela música, pela mensagem que transmite.
Dom para falar, para tocar, para sentir.
Dá uma paz vê-lo falar. Sobre qualquer coisa. É paz.
Dá satisfação em ver alguém tão apaixonado por sua missão.

Os depoimentos de amigos, narrando histórias do dia a dia, do homem, do amigo, do filho, do companheiro e do padre me fizeram lembrar meus amigos padres, pessoas que conheci no dia a dia do meu trabalho de pastoral e que fazem parte do minha vida.

Me fez pensar em especial numa pessoa: Felipe. Conheci o Felipe quando ele tinha 15 anos, eu tinha uns 22( eu acho) quando eu era catequista de Crisma e ele veio inscrever-se para a catequese. Ele é alto, bonitão, gentil e educado. As meninas logo ficaram de olho. O grupo dele era grande: 22 crismandos, todos da mesma faixa etária.

Logo nos primeiros encontros quando falamos de nós mesmos para quebrar o gelo e construirmos um bom grupo ele disse que iria ser padre. Todos ficaram meio surpresos, e passou. No decorrer da catequese ele foi se destacando com sua paz, seu jeitinho de falar, o interesse e o conhecimento que tinha. Ao contrário do que muita gente pode achar, ele fazia parte do grupo, todos adoravam estar com ele. Claro, que em dia de gincana a participação dele tinha que ser diferente.

Após receberem o sacramento a turma entrou para o grupo de jovens e nós firmamos nossa amizade, eu sempre fui uma "tia" coruja, e o grupo se tornou parte da vida de todos. Até que terminado o colegial ele decidiu que era a hora de ir ao seminário.

Ele passou alguns meses e voltou. Não era aquela a congregação que ia ao encontro do serviço que ele queria prestar, ficou triste, pensou em desistir, mas deu tempo ao tempo. Naquela oportunidade conversamos muito e até vestibular ele prestou, até que resolveu tentar de novo e se encontrou. Está lá a quase 2 anos. Nos falamos pouco, mas os pais dele continuam aqui na comunidade.

Se hoje eu sou coordenadora de catequistas é porque ele encheu minha cabeça de idéias e o padre comprou todas elas. Quando a gente se vê ele sempre me diz: " Reza por mim? " Eu digo sempre e ele responde: Eu sempre rezo por vocês.
E os demais, os outros crismados são orgulhosos e dizem: "Eu tenho um amigo que vai ser padre."
É, eu fui catequista de Crisma de uma pessoa que vai ser padre. Hehehe
Nós achamos que ele tem dom. A gente reza. E traçamos com ele esse caminho.

Saudades dele!
Ele e o Pe. Fábio de Melo merecem o Sábado de ouro.

25 março 2009

Torre Eiffel



Quando a vi pessoalmente pela primeira vez, confesso que me emocionei, estava assim: linda e iluminada, entendi mas não sei explicar porque tanta gente se diz encantada com ela.
É apenas uma torre.

Apesar disso é imponente, gigantesca e muito iluminada.
É cartão-postal. É cenário de filmes e romances. É ponto turístico. É ponto de encontro.
Se voltar a Paris um dia quero voltar a encontrá-la e conhecer a vista do seu topo, deixei este passeio para o último dia e tinha muita gente na fila( que fila!).


Era outono e a vegetação alaranjada dava um toque especial ao local, andei admirando e fotografando tudo.
Minha amiga Márcia, que mora em Paris, diz que depois da minha visita ficará sem tirar fotos da Torre Eiffel.

Como o homem pode construir essas coisas e destruir tantas outras? Fica como sugestão de pensamento.
Precisa dizer que eu recomendo a visita?



Fotos: Rafaela Andrade

14 março 2009

Energia


Sabe aquelas coisas que pairam no ar? Energia é uma delas.
É uma questão de química.
Acontece num estádio lotado com a torcida gritando gol ou o nome de um jogador em especial( eu já vi)
Acontece num ambiente fechado onde as pessoas estão de mal umas com as outras
Vive-se no meio de uma oração em conjunto com outras pessoas, todos num único coro.
Vive-se também no momento de um grande susto ruim.
Sente-se no primeiro encontro, primeiro olho no olho, primeiro beijo
Sente-se na despedida, na véspera da prova, na dor de cotovelo
Pode ser boa ou ruim, pode ser fraca ou forte, em alguns casos pode ser ausência...
Pode arrepiar, tirar o sono, dar sono, moleza, preguiça
Tudo é uma grande corrente química.
Meu convite hoje é : vamos alimentar a boa energia?

Vamos!!! Dá logo um abraço apertado!
Também vale colo, um sorriso, uma piada mesmo sem graça( a intenção é mais importante).
Xô, baixo astral!!

Que se eleve a espiritualidade do bem, aquela que enche o corpo e alma de alegria.
Qual a sua receita?

Bom domingo!

Foto: Eu no Terceiro ano do Técnico de Informática Industrial na CEFET São Paulo - Unidade Cubatão - Aniversário do professor de Eletrônica, energia sempre mil com essa galera, em 1997.

27 fevereiro 2009

Amigos de blog


Este post ilustrado com uma foto da Juju sentada na cadeira, na calçada de casa é em homenagem a vocês que me visitam aqui no blog.
Sempre gostei de escrever e quero muito melhorar escrevendo mais e mais. Os comentários de vocês são muito gentis e animadores e nós apenas acabamos de nos conhecer e trocamos versos, palavras e pensamentos.
Um gosta de poesia, outro do mundo feminino, outro ainda de receitas deliciosas, uns ficam só na reflexão ou na troca de mensagens, outros nas crônicas esportivas, ainda tem as fotografias ... mas todos dão um pouco do que vivem, gostam e aprendem.
Obrigada pelas visitas e voltem sempre e sempre.

Foto: Julie, minha filhote que fez um ano.

14 dezembro 2008

Oração ou comércio


Mais uma reflexão do querido Pe. Alceu, mas ou menos assim:

" Se a gente só reza para agradecer as coisas boas que conseguimos ou para pedir algo, não rezamos, fazemos comércio. " Temos que estar sempre em oração, em comunhão com Deus. "

Não é que é verdade? Difícil é agradecer o que foi diferente do que queríamos... Quando as coisas saem errado. Disse tudo.
Boa reflexão para este "quase" Natal.