Mostrando postagens com marcador Hum.... Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Hum.... Mostrar todas as postagens

24 fevereiro 2017

Estórias de outros carnavais...

Neste carnaval eu e o Chico decidimos realizar uma experiência para ver como nasce o carnaval de blocos... 

Porque é, na verdade, uma coisa estranha, inexplicável, que às vezes cresce e surge do nada.
A maioria dos blocos é assim: tem um nome ridículo e ninguém sabe como começou.
Para entendermos isso, eu e o Chiquinho viajamos até o Rio e fomos pra uma esquina de Copacabana, no sábado à tarde, munidos do mínimo possível pra uma empreitada dessas: um cavaquinho, um pandeiro e dois caixotes de madeira. Paramos na esquina, eu no cavaquinho, Chiquinho no pandeiro, sentamos nos caixotes, acionamos o cronômetro e começamos a tocar o nosso vastíssimo repertório de sambinhas...
[00:00:39] : Ganhamos R$0,75 e um vale transporte de outubro do ano passado dos transeuntes que passavam;
[00:01:27] : A primeira mulata bêbada e baranga se acercou da nossa roda de samba e começou a se exibir;
[00:01:29] : Cerca de 15 marmanjos, entre bêbados, mendigos e turistas europeus se aproximaram pra ver a mulata sambar;
[00:02:05] : Duas mulatas gostosas, mordidas de ciúme pelo sucesso da baranga, começaram a sambar e sentar no colo do Chiquinho;
[00:02:06] : Cerca de 40 pessoas, entre homens e mulheres, já estavam nos acompanhando;
[00:03:12] : Chegou o primeiro vendedor de Skol com seu isopor remendado;
[00:03:56] : O primeiro catador de lata de alumínio baixou na área;
[00:04:22] : Apareceu um maluco com uma cuíca e virou o melhor amigo do Chiquinho;
[00:05:13] : Os catadores de latinha começam a lutar pelas latas no chão;
[00:06:01] : Já temos uma barraca de churrasquinho, doze vendedores de Skol e 15 catadores de latinha;
[00:08:11] : O dono do boteco em frente começou a nos patrocinar. Eu, Chiquinho e Mané Cuíca estamos bebendo a rodo...
[00:12:15] : As primeiras camisas oficias do bloco "Do É Dez + Dois" já estão sendo vendidas;
[00:15:34] : A baranga caiu bêbada na calçada e foi eleita a "Musa do Bloco";
[00:17:23] : Uma bandinha de metais, composta por garçons da redondeza, começou a nos acompanhar;
[00:19:30] : Pediram que a gente parasse de tocar pois estávamos atrapalhando a bandinha de metais;
[00:24:00] : A Bandinha começou a descer a Nossa Senhora de Copacabana, acompanhada por cerca de 500 foliões;
[00:25:00] : Compramos um Epocler pra baranga e arrastamos ela pra outra esquina pra começarmos um novo bloco...
E assim repetimos o processo durante todo o final de semana, dando origem à cerca de 25 novos blocos de carnaval, todo com nomes esdrúxulos. E todos tendo como Musa a tal da mulata baranga.

(Publicado originalmente em 2013 - por uma pessoa querida) 

Criatividade é tudo, disse um amigo querido. 
Amei e copiei com autorização. 

26 julho 2016

A Vergonha da Vila Olímpica

Quanto mais eu vejo menos eu creio na capacidade de síndrome de vira lata, sem vergonha, que acha que todo mundo é besta e vai aceitar qualquer desculpa do brasileiro. 

O país tinha ( tem) outras prioridades antes de uma Olimpíada, mas já que se meteu a fazer, gastou, um grande volume de dinheiro foi desviado como sempre nesta piada de lugar. Faz direito! 

Agora entregar uma vila olímpica com goteira, entupimento, lixo, fiação exposta, sem luz, vasos sanitários entopidos, ar condicionados que nunca funcionaram com defeito e pior: não assumir isso. 

Ah,... por fabor, cala boca prefeito! Cala boca comitê olímpico brasileiro! Para de aumentar essa vergonha! O prefeito do Rio de Janeiro teve a cara de pau de ironizar os australianos dizendo que colocaria cangurus para eles gostarem da vila. As fotos divulgadas envergonham, dão nojo, é um dinheiro totalmente mal gasto, um dinheiro que a gente já não tinha, gasto de qualquer maneira, é uma falta de cuidado e perfeição a qual reflete essa mania de querer dar um jeitinho, o problema do Brasil é o brasileiro. 

Muitos se revoltam, mas poucos fazem valer o que realmente acham, quando se informam, não sabem argumentar e viram militantes irritantes, daqueles que batem no peito e falam alto para impor o que acham, não sabem debater, não sabem comprovar, só esperneiam e ainda se acham entendidos de tudo. 

Voltando aos jogos olímpicos, quanta vergonha alheia! Os EUA contrataram encanador pra arrumar o apto deles. 

Os estrangeiros não são os brasileiros. 

E ainda vamos ver gente elogiando nossa estrutura. ( sqn) 

25 julho 2016

Espiritualidade

Santos
A “pobreza espiritual” não se refere apenas às pessoas que não frequentam igrejas ou não professam determinada religião. A espiritualidade extrapola a simples religiosidade, isto é, a religiosidade é um elemento da espiritualidade. Quando falamos de “pobreza espiritual”, estamos falando do descuido com esta dimensão fundamental da condição humana (na compressão antropológica afirmamos que o ser humano é unidade com dimensões: dimensão corporal e dimensão espiritual). Quando uma pessoa não cultiva o hábito de uma boa leitura (literatura boa, que expresse a vida, a beleza, a verdade do ser humano), quando não é capaz de apreciar uma boa música (que evidencie o mais profundo do ser humano), quando descuida do seu encontro com a natureza (observar, apreciar, embebedar-se da beleza da natureza! Quando foi a última vez que se arrepiou diante de um pôr do sol?), quando não tem tempo para apreciar o silêncio (hoje vivemos constantemente no barulho!), quando não cultiva relações autênticas (amor, amizades), sempre que não cuidamos desses aspectos em nossa vida, estamos nos empobrecendo espiritualmente. A vida espiritual tem a ver com a beleza, com a arte, com a profundidade humana; com as nossas relações, familiares, amigos, colegas; com a contemplação da natureza; com o encontro silencioso conosco mesmo, com o autoconhecimento; com a nossa relação com Deus. Cuidar da espiritualidade é cuidar de nossa saúde de modo integral.
Pe. Oscar 

Gostaria que as pessoa pudessem compartilhar um pouco da sabedoria do Pe. Oscar Lópes Maldonado - hoje na Paróquia Nossa Senhora das Graças - Vicente de Carvalho - Guarujá - SP

01 junho 2016

A vida é assim

Pastel de Belém - Portugal - para apreciar a vida


"A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer de nós é coragem"

Guimarães Rosa.

13 julho 2014

Uma benção nunca faz mal

Era sexta-feira, horário de pico, voltando pra casa ao entrar no ônibus um rapaz sentado logo atrás do motorista olha pra mim e diz: " Jesus te ama minha filha! Deus te abençoe!" Eu que estava viajando nos meus pensamentos agradeci, disse Amém e segui pro fundo ônibus, onde uns rapazes riam. Fiquei ali parada e o homem começou a cantar músicas gospel, ele não cantava bem, mas não era nada insuportável.


Todavia o que me chamou a atenção era o fato dele insistir em repetir " " Jesus te ama minha filha ( o)! Deus te abençoe!" pra todas as pessoas que entravam no ônibus, mais do que isso, a reação das pessoas, umas faziam como eu, diziam amém e seguiam, um senhor teve ataque de riso, um outro disse que ele era louco, coitado. Um terceiro balançou a cabeça desaprovando, enquanto os meninos do primeiro parágrafo continuavam rindo, achavam muita graça no rapaz. 

Um menina porém me intrigou negativamente, devia ter uns 14 anos, ela respondeu pra ele deixar disso e saiu se exibindo ônibus a dentro, dizendo que conhecia ele de outros carnavais e que sem essa de Jesus com ela. A não ser que eu tenha perdido alguma parte da história o que tem demais uma pessoa desconhecida te dizer que Jesus te ama? E mais, dizer Deus te abençoe? Até onde eu sei, se não fizer bem, mal com certeza não vai fazer. 

Tudo bem que se torna chato, uma viagem inteira com a pessoa falando ou cantando pra você. Não sei se era louco como uns disseram, nem mesmo se havia sido convencido por alguém de que deveria levar o amor cristão por onde fosse e encontrou essa maneira desajeitada de fazer. Tenho pra mim que nem todo mundo tem discernimento o suficiente para cumprir uma missão sem orientação, principalmente quando o assunto envolve religião, não é a toa que tanta gente leva vantagem em cima da fé dos outros, mas volto a pergunta do título, qual é a sua reação?

Aquela menina está na "aborrecencia" mas não precisa ser grossa, o cara não pegou nela, não a ofendeu, nem xingou, respeito é tão bom e as pessoas só querem pra si, esquecem de dar aos outros. 

Que Deus abençoe aquele homem. Digo mais, que permita ao seu coração ser sincero nas bençãos que espalha por aí, a contragosto das pessoas. Nunca ouvi dizer que fizesse mal se for verdadeiro. 

Que Deus abençoe também os intolerantes e ignorantes por seus atos inexplicáveis e os perdoe por isso, que tenham tempo de perceber o que fazem. E tenho dito. 

15 abril 2012

Tenho certeza que você também esquece


 

Um post gostosinho para passar o tempo 

Quem não fugiu da catequese conhece os 3 Reis Magos - Eles trouxeram incenso, ouro e mirra. Talvez os nomes quase ningém lembre, então vai lá: Baltazar, Belchior e Gaspar.



As Sete Maravilhas do Mundo Antigo, eu pelo menos nunca decorei, também acho que não teria nenhuma utilidade saber, salvo para admirá-las e reconhecer o seu valor:
  1. As Pirâmides do Egito
  2. Os Jardins Suspensos da Babilônia
  3. O Mausoléu de Helicarnasso
  4. A Estátua de Zeus
  5. O Templo de Artemisa
  6. O Colosso de Rodes
  7. O Farol de Alexandria.
Os Sete Pecados Capitais - contam que foram enumerados no século VI, pelo papa São Gregório Magno (540-604), tomando como referência as cartas de São Paulo - mas acredito que a maioria só aprendeu depois do filme do Brad Pitt -
  1. Gula
  2. Avareza
  3. Soberba
  4. Luxúria
  5. Preguiça
  6. Ira
  7. Inveja

As Sete Cores do Arco-Íris - toda criança adora chutar, nenhum joguinho para facilitar a vida de quem quisesse saber. 

  1. Vermelho
  2. Laranja
  3. Amarelo
  4. Verde
  5. Azul
  6. Anil
  7. Violeta
Os Dez Mandamentos - Fugiu da Catequese? ai, ai, ai
  1. Amar a Deus sobre todas as coisas
  2. Não tomar o Seu Santo Nome em vão
  3. Guardar os sábados
  4. Honrar pai e mãe
  5. Não matar
  6. Não pecar contra a castidade
  7. Não furtar
  8. Não levantar falso testemunho
  9. Não desejar a mulher do próximo
  10. Não cobiçar as coisas alheias
Os Doze Meses do Ano - Esse todo mundo decorou na marra, na escola, datando seu próprio caderno, ainda agendando provas ou mesmo as datas comemorativas, o que as pessoas não sabiam era a história de cada um deles..

  1. Janeiro: homenagem ao Deus Janus, protetor dos lares
  2. Fevereiro: mês do festival de Februália (purificação dos pecados), em Roma;
  3. Março: em homenagem a Marte, deus guerreiro;
  4. Abril: derivado do latim Aperire (o que abre). Possível referência à primavera no Hemisfério Norte;
  5. Maio: acredita-se que se origine de maia, deusa do crescimento das plantas;
  6. Junho: mês que homenageia Juno, protetora das mulheres;
  7. Julho: No primeiro calendário romano, de 10 meses, era chamado de quintilis (5º mês). Foi rebatizado por Júlio César;
  8. Agosto: Inicialmente nomeado de sextilis (6º mês), mudou em homenagem a César Augusto;
  9. Setembro: era o sétimo mês. Vem do latim septem;
  10. Outubro: Na contagem dos romanos, era o oitavo mês;
  11. Novembro: Vem do latim novem (nove);
  12. Dezembro: era o décimo mês
Os Doze Apóstolos - Bom se você não sabia os Reis Magos e nem os 10 mandamentos, dificilmente conseguirá enumerar os 12 apóstolos.

  1. Simão Pedro
  2. Tiago (o maior)
  3. João
  4. Filipe
  5. Bartolomeu
  6. Mateus
  7. Tiago (o menor)
  8. Simão
  9. Judas Tadeu
  10. Judas Iscariotes
  11. André
  12. Tomé.
Após a traição de Judas Iscariotes, os outros onze apóstolos elegeram Matias para ocupar o seu lugar.

Os Quatro Evangelistas - Essa é fácil vai, se esforça...
  1. Lucas (representado pelo touro)
  2. Marcos (representado pelo leão)
  3. João (representado pela águia)
  4. Mateus (representado pelo anjo)
Uma para relaxar: Os Quatro Elementos e os Signos
  1. Terra (Touro – Virgem – Capricórnio)
  2. Água (Câncer – Escorpião – Peixes)
  3. Fogo (Carneiro – Leão – Sagitário)
  4. Ar (Gêmeos – Balança – Aquário)
As Datas de Casamento:
  • 1 ano – Bodas de Algodão
  • 2 anos – Bodas de Papel
  • 3 anos – Bodas de Trigo ou Couro
  • 4 anos – Bodas de Flores e Frutas ou Cera
  • 5 anos – Bodas de Madeira ou Ferro
  • 10 anos – Bodas de Estanho ou Zinco
  • 15 anos – Bodas de Cristal
  • 20 anos – Bodas de Porcelana
  • 25 anos – Bodas de Prata
  • 30 anos – Bodas de Pérola
  • 35 anos – Bodas de Coral
  • 40 anos – Bodas de Rubi ou Esmeralda
  • 45 anos – Bodas de Platina ou Safira
  • 50 anos – Bodas de Ouro
  • 55 anos – Bodas de Ametista
  • 60 anos – Bodas de Diamante ou Jade
  • 65 anos – Bodas de Ferro ou Safira
  • 70 anos – Bodas de Vinho
  • 75 anos – Bodas de Brilhante ou Alabastre
  • 80 anos – Bodas de Nogueira ou Carvalho
E Os Sete Anões? Esses eu nunca soube todos, eu acho...


  1. Dunga
  2. Zangado
  3. Atchin
  4. Soneca
  5. Mestre
  6. Dengoso
  7. Feliz
  8.  


    É, chega de brincar de memória. Boa semana!

01 abril 2012

Do meu jeito 2




Cheguei em casa acabada intelectualmente e fisicamente também, resolvi então ler as minhas revistas, desde janeiro não abria as que assino, comecei pela Vida Simples de fevereiro, uma coluna que eu adoro é a do Eugenio Mussak, ele sempre fala algo interessante, não era diferente desta vez, mas era pra mim com certeza, o título? Fazendo do seu jeito.

Ele embasou o texto na música My way ( I´ve lived a life that´s full / I travelled each and every highway/ and more, much more than this/ I´did it my way), Eugênio narrou que ao ouvi-la entoada por Frank Sinatra se questionou primeiramente se estava conduzindo sua vida do jeito que queria e depois se sabia que jeito era esse. 

Continuo citando Nietzsche que costumava perguntar: “Você viveu a sua vida ou foi vivido por ela? Não posso lhe ensinar a viver a sua vida pois se o fizesse, você continuaria vivendo o projeto de outro e não o seu próprio”. 

Esse texto me preencheu naquele momento, eu sabia o que eu queria para a minha vida, mas não sabia quando se realizaria de verdade, sei o que desejo, muitas vezes não entendo porque não consigo realizá-los.
Cada um vem ao mundo com uma missão muito única, uns vão sonhar e outros realizar, existirão os pés-no-chão e os  eufanistas, os que acreditam nas estrelas e aqueles que estudam para provar tudo cientificamente. Dois profissionais podem ser igualmente bons, mas um ser prático e o outro detalhista. 

É estilo. 

Faz parte do caminho.

Eugenio Mussak ainda constata: “ Conheço contabilistas felizes e músicos angustiados; funcionários serenos e empreendedores estressados. Há de tudo, em todos os caminhos. O que fica claro é a satisfação de estar fazendo aquilo que escolheu fazer”

Nem só a minha vontade, nem tudo obra do acaso, a vida é a soma das duas coisas, em alguns momentos queremos ser escolhidos, mas tem horas que se não escolhemos podemos nos tornar alguém que a vida leva por aí, sem destino, lembra do ditado que diz que qualquer lugar serve para quem não sabe para onde quer ir? 

Importante é decidir, fazer a sua escolha, certa ou errada quem vai dizer? Onde está escrito que tem que ser assim ou assado?É gente demais, palpite demais, por isso as pessoas não sabem o que fazer e se desesperam, a vida deveria ser mais singela e menos cobrada, quem sabe também seria mais vivida e menos discutida.


20 novembro 2011

Saborei seu café





Um grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade. Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo.

Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras - de porcelana, plástico, vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas; dizendo a todos para se servirem.

Quando todos os estudantes estavam de xícaras em punho, o professor disse: se vocês repararem, pegaram todas as xícaras bonitas e caras, e deixaram as simples e baratas para trás. Uma vez que não é nada anormal que vocês queiram o melhor para si, isto é a fonte dos seus problemas e estresse. Vocês podem ter certeza de que a xícara em si não adiciona qualidade nenhuma ao café. Na maioria das vezes, são apenas mais caras e, algumas vezes, até ocultam o que estamos bebendo.

O que todos vocês realmente queriam era o café, não as xícaras, mas escolheram, conscientemente, as melhores xícaras... e então ficaram todos de olho nas xícaras uns dos outros.

Agora pensem nisso: a vida é o café, e os empregos, dinheiro e posição social são as xícaras. Elas são apenas ferramentas para sustentar e conter a vida... e o tipo de xícara que temos não define, nem altera, a qualidade de vida que vivemos... a nossa felicidade!

Às vezes, ao nos concentrarmos apenas na xícara, deixamos de saborear o café que Deus nos deu. Deus côa o café, não as xícaras...

Saboreie o seu café!



Texto: Autor desconhecido - Via Facecook página Razão e Sensibilidade 
Imagem: Blog o Minuto do Saber

04 agosto 2011

Certas pessoas simplesmente não se importam



É fato. Por mais que eu me importe, certas pessoas simplesmente não se importam. Isso eu aprendi a alguns anos, pode ser também se preocupar com o presente e com o futuro enquanto algumas pessoas nascem totalmente desprovidas deste tipo de sentimento. Quem está certo? Ninguém.

Eu digo isso porque quem se importa demais não vive, fica chato, velho, ranzinza, implica com tudo e com todos. Enquanto quem não se importa nunca cresce, vive naquilo que alguns chamam de " Síndrome do Peter Pan" ou seja, vivem na Terra do Nunca, não evoluem, são eternos meninos em torno de seus brinquedos.

Quem se preocupa demais não percebe o riso, o olhar, o luar... Já quem não se preocupa percebe, mas não dá a mínima importância, pra eles tanto faz se o sol brilha ou se a chuva molha.

O perfeccionista não tolera seus próprios defeitos e não perdoa os defeitos dos outros, o sempre imperfeito nunca cumpra a parte que lhe cabe porque sabe que alguém ( o perfeccionista) o fará.

Eu estou cansada dos dois tipos de gente exagerada, prefiro aqueles que buscam o equilíbrio mesmo que não o encontre, eu gosto de gente que se preocupa com o próximo, mas tem paciência com a falha alheia. Eu admiro quem confia no ser humano e o incentiva a fazer melhor nem que seja um pouquinho. Eu queria ser como as pessoas que são capazes de perceber quando uma briga vale mesmo a pena e quando a melhor estratégia e deixar pra lá.

Todavia eu admiro mesmo quem apesar de tudo, nunca desiste.

...........................
A equipe do Apenas um Ponto Esportivo pede o seu voto no Topblog, é rapidinho basta clicar na imagem abaixo e depois confirmar o voto - Contamos com a sua ajuda!!!

09 março 2011

Mulheres e futebol

 Novela? Que nada eu quero é ver gol, acompanhar as rodas... Torcer, secar...
 Esse texto da minha querida parceira Ragazza merece ser republicado, pela genialidade e pela sinceridade das palavras, nada mais de mulher perguntando porque o goleiro pode pegar a bola com as mãos. Acompanhem, texto publicado no Apenas Um Ponto Esportivo.

Pitacos Femininos: Hoje é nosso dia e tem verdão!!!! - 08/03/2010 - Por Wanessa Ragazza


Hoje é o nosso dia, dia das mulheres, e tudo que nós queríamos era ser respeitadas como mulheres e com os mesmos direitos e privilégios de vocês homens.

E lutamos pra isso, quer ver?

Hoje podemos discutir futebol, sem ouvir aquela piadinha velha, Mulher vendo futebol – "Porque só aquele homem ta vestido de preto", lembra da propaganda?

Pois é não precisamos mais mentir que gostamos de futebol porque os jogadores têm coxão. Agora discutimos esquemas táticos.

Não precisamos mais ficar na frente da TV, nós podemos ir ao estádio ver nosso time jogar, e até podemos xingar o arbitro, não é fantástico?

Ora vejam só, não ficamos mais de fora dos papos no boteco após um clássico estressante, e até bebemos com vocês a tal "loira gelada"...

E cá entre nós, que loira!! rsrs

Novela? Que nada eu quero é ver gol, acompanhar as rodas... Torcer, secar...

Podemos até usar a camisa do nosso time... Que conquista!

Desejamos a mesma coisa que os homens; desejamos vitórias, canecos, títulos..

Podemos vibrar, chorar, sorrir e gritar ...

Podemos nos emocionar com futebol... Que maravilha!

Mas queremos respeito!

Passeio em família, que tal no Palestra, Morumbi, Mineirão, Engenhão, Maracanã, Beira Rio, Olímpico, nos Aflitos ou na Ilha do Retiro.. O que importa? Estamos sempre lá presentes...

Mas gostamos de banheiros limpos, por favor!! rsrrs

Que bom que as coisas mudaram, que bom que temos até apresentadoras em programas esportivos, e melhor, discutindo futebol... hahaha!! Será que meu avô imaginaria isso?

Temos bandeirinhas e arbitro mulher... Quanta evolução!!

Que bom que temos a Marta, a Cristiane entre tantas outras..

Que bom que os tempos realmente mudaram...

E o futebol é um ótimo termômetro pra medir isso

Estamos cada vez mais nesse mundinho que um dia foi masculino...


E sabe o que é o mais bacana disso tudo?


É vocês homens nos receber tão bem...

E ainda temos a vantagem de ser tratadas com respeito até pela torcida adversária...rsrrs

Tenho que agradecer as centenas de mulheres que morreram queimadas nessa data, só porque queriam “direitos de igualdade”.

E tenho que lamentar países que ainda tratam suas mulheres muito mal.. É triste!!

Parabéns todas as mulheres que não se intimidam em falar de futebol!!

Viva os 100 anos do dia Internacional das Mulheres!!
Continua.... 

30 dezembro 2010

Oração de Ano Novo


Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade,
teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Ao acabar mais um ano, quero te dizer obrigado
por tudo aquilo que recebi de Ti.
Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar
e pelo sol, pela alegria e pela dor,
pelo que é possível e pelo que não foi.
Ofereço-te tudo o que fiz neste ano, o trabalho
que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos
e o que com elas pude construir.
Apresento-te as pessoas que ao longo destes meses amei,
as amizades novas e os antigos amores,
os que estão perto de mim e os que estão mais longe,
os que me deram sua mão e aqueles que pude ajudar,
os com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria.
Mas também, Senhor, hoje quero Te pedir perdão.
Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto,
pela palavra inútil e o amor desperdiçado.
Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito,
perdão por viver sem entusiasmo.
Também pela oração que aos poucos fui adiando
e que agora venho apresentar-te, por todos meus olvidos,
descuidos e silêncios, novamente te peço perdão.
Nos próximos dias começaremos um novo ano. Paro
a minha vida diante do novo calendário que ainda não se iniciou
e Te apresento estes dias,
que somente Tu sabes se chegarei a vivê-los.
Hoje, Te peço para mim, meus parentes e amigos, a paz e a alegria,
a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.
Quero viver cada dia com otimismo e bondade,
levando a toda parte um coração cheio de compreensão e paz.
Fecha meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios a palavras
mentirosas, egoístas ou que magoem.
Abre, sim, meu ser a tudo o que é bom.
Que meu espírito seja repleto somente de bênçãos
para que as derrame por onde eu passar.
Senhor, a meus amigos que lêem esta mensagem,
enche-os de sabedoria, paz e amor. E que nossa amizade dure
para sempre em nossos corações.
Enche-me, também, de bondade e alegria, para que
todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho
possam descobrir em mim um pouquinho de Ti.
Dá-nos um ano feliz, e ensina-nos a repartir felicidade.
Amém.

10 outubro 2010

Paris - Sorvetes

As férias estão acabando, quarta-feira eu volto a trabalhar. Eu sei que ainda não terminei a história das minhas férias e como o sol não me acariciou com sua ilustre presença, eu curti e ainda curto essa preguiça gostosa.

Neste clima, tentando seduzir o astro rei, sugestão: sorvetes.

Em Paris uma das melhores coisas que eu comi foram os sorvetes. Duas são as sorveterias indicadas:


1- Amorino








Eu fui na Amorino que fica na Rua da Faculdade, em frente ao Pantheon, próximo a entrada dos Jardins de Luxemburgo, entrando nos sites indicados você pode encontrar os diversos pontos. Não gostei de não ter mesinha, mas acho que em algumas tem, lá fomos atendidas por uma argentina super simpática( foto).Você paga a casquinha, essa da foto foi 5 Euros e põe o tanto de sorvete que conseguir, a moça sugeriu por 5, que ficava mais bonito e seguro.

Glacier Berthillon  


 Na Bertihillon, foi mais mais dificil de achar, o lugar é mais aconchegante devido as mesinhas, mas o sorvete da Amorino é muito melhor.




Um beijo!

Conheça os sites e um pouco mais clicando aqui:
Amorino
Glacier Berthillon   

04 julho 2010

Curva de Pareto

80% dos resultados são gerados por apenas 20% dos agentes.

É uma teoria interessante, por isso a trouxe aqui para uma breve explanação.

No mercado de trabalho temos muita gente que não rende nada, trabalha insatisfeito e é infeliz no que faz, temos ainda aqueles que não possuem competência para o que realizam e ainda aqueles que de tão frustrados com as oportunidades da vida desistiram, quantos sobram?

Difícil questão, mas se eu fosse analisar minhas últimas experiências de trabalho fatalmente constataria que algumas pessoas simplesmente passam desabercidas, é como se não existissem, saem e voltam de férias e seu lugar é facilmente preenchido.


Tem ainda um terceiro tipo de companheiro: o falso patinho feio. Quando você o vê tem certeza de que ele não vai conseguir realizar a tarefa, mas para engano do chefe ele faz e melhor do que muita gente, mas do que isso: o falso patinho feio age como se não estivesse trabalhando, mas transforma como quem trabalha.

Uma outra versão da curva de Pareto é que 80% das coisas que acontecem são causadas por ação de 20% de pessoas, os demais não se metem acham que não é com eles.

Você é gente que faz ou que fica olhando?

Ás vezes eu queria ser gente que fica olhando, mas é mais forte do que eu e nem sempre isso é bom, pois algo que pode ser feito por várias pessoas acaba sendo feito por mim, tinha um amigo que dizia: "Cruza os braços, que alguém descruza"

Quando se é líder comunitário, chefe de equipe ou do grupo de jovens pode até funcionar, porque no serviço é exatamente o inverso, se você ajuda em um serviço que não é o seu uma vez, vão querer que você ajude sempre. O que fazer?

Digam vocês: Melhor fazer parte dos 80% ou dos 20%?

Bem que a vida podia ser mais equilibrada.
Boa semana!

Ps. Estudando muito, mas não abandonarei, desculpem a ausência.

23 fevereiro 2010

Como um oásis no deserto

Parem tudo agora mesmo!
Vamos parar de acabar com o mundo, vocês acham que é brincadeira?
Será que só eu estou passando mal todas as tardes de calor?

Que saudade das baixas temperaturas...
Não, eu não gosto de inverno.
Pelo menos não gostava.
Agora, eu já não sei.

No inverno os abraços são mais gostosos, porque aquecem.
Como é bom aquele meia quentinha
Que delícia, dia de chuva debaixo do cobertor...
Ah...chocolate quente
Preguiça gostosa, que passa com aula de ginástica
Dança de rua
Somos mais elegantes
Não suamos o tempo todo, escorrendo... éca!!! todo dia.



Quando estou com frio eu visto uma roupa, ponho um cachecol...

E no calor?

Os raios ultravioletas são os mais fortes da história e o ser humano continua colocando a culpa no acaso

As ruas enchem não pela chuva, mas porque o homem joga lixo em toda a parte, o tempo todo.
Qual a dificuldade em procurar o local correto?


Ou as atitudes mudam, ou o sol vai torrar o universo e não venha me dizer que você acha legal ser refém do ar condicionado

Também não vale o argumento da praia. Eu tenho que trabalhar, não vivo de praia.

Tudo bem: verão é praia, é carnaval, é alegria, é romance... mas não pode ser com temperaturas mais amenas e uma brisa não-quente?

Ai... que calor!!!


Eu quero um dia cinza, que venha acompanhado de uma doce e gostosa chuva, fina porém constante, em quantidade suficiente para eu sentir saudades do Sol novamente.

07 fevereiro 2010

Um pouco do Sertão



Quando eu fui para a Paraíba eu conheci o Sertão do Brasil, essa era a estrada que dava em Nova Olinda - PB
Eu tirei as fotos.
Espero que vocês gostem.
E mesmo sendo julho, o tempo estava assim: muito calor, muito pó e eu peguei um bronzeado  bem vermelho... rsss

Espero que gostem.

Visitem o novo Apenas um ponto esportivo.

18 novembro 2009

Você faz xixi no banho?

Eu não sei de quem foi a idéia, mas eu achei muito interessante, me diga você:  Você faz xixi no banho?

No site Xixi no banho você pode ler sobre as vantagens desse ato e o melhor: é uma forma muito simples de ajudar o planeta e a natureza, se cada um começasse fazendo um pouquinho todo mundo agradeceria.




 
 Entrem, votem, divulguem!
Vamos transmitir essas idéias porque é só uma pecinha de um enorme quebra-cabeça.
Esta semana estou no blog Manual do Inseguro da minha querida Stella. Quero agradecer o convite e as visitas que  sempre me fazem.


29 outubro 2009

Por que choramos em casamento?


É impressionante como ao chegarmos a Igreja e olharmos o noivo nos olhos percebemos o quanto aquele momento é emocionante para ele, aí fica aquele nó na garganta e você se segura para não borrar a maquiagem.

Porém quando a noiva entra com ou sem a marcha nupcial é autômático todo mundo chorando e emocionado.
Se a mãezinha da noiva ou do noivo faz um discurso apaixonado: Mais lágrimas.

Queria entender o mistério desse momento mágico.
Alguns zoam, dizem que é de tristeza, eu não acredito. É um sensação que vem de dentro, principalmente quando conhecemos os noivos, acompanhamos a trajetória até aquele dia. Tudo toca ainda mais fundo.
É assim.
O que vocês acham?

10 outubro 2009

Desapego


Só para variar estou de mudança. Nunca mudei tanto em tão pouco tempo.
Sair de uma casa e ir para um apartamento é um pouco radical.
Principalmente no quesito espaço.

Meu irmão olhava os brinquedos que chamava de "hominhos" e dizia: Cada um tem uma história! ou Eu colecionei cada bolinha de gude dessas...

Com muito apoio concordou em dar para os meninos da rua que ficaram elétricos e barulhentos, reunidos num grupo enorme jogando e brincando.

Folhas, provas, apostilas, trabalhos, xerox, revistas: papel, papel e papel. Meu pai disse: vou por pro lixeiro levar! Não deixamos, porque se o Guarujá é uma terra sem coleta seletiva na era da Ecologia não seria possível que ninguém tivesse uma melhor idéia pra eles.

Uma amiga disse: eu conheço uma pessoa que recicla posso dizer a ele que vocês estão doando?

Claro!
O moço era o retrato da alegria, agradeceu tanto. Disse que vivia daquilo, veio correndo para não darmos para mais ninguém.

Hoje eu olhava minha última boneca: A amiguinha. Minha mãe comprou e trouxe pra casa de ônibus, era meu xodó, mas só ocupava espaço e eu não usava mais. Eu disse adeus depois de uma longa despedida, levei na Igreja para uma senhora doar, ela me disse que a menina adorou e ficou muito feliz!!!!

Pôsteres e revistas do São Paulo, mil vezes campeão. Dei para um garotinho daqui da rua que tem uns 10 anos, a vó dele contou que ele passou o dia debruçado conhecendo o time de 92/93 que ele não viu ser campeão do Mundo.

A casa está mais leve, a limpeza foi feita.

É difícil, mas é preciso.
Desapeguem-se

05 outubro 2009

Ágape 14 anos - Apaixone-se




Acabei de chegar da festa dos jovens, o tema da missa e das comemorações foi: APAIXONE-SE.

Isso me lembrou um texto batido, porém lindo e claro APAIXONANTE

Apaixone-se!
Apaixone-se definitivamente pelo seu sonho; o sonho de ninguém deve ser mais apaixonante que o seu!
Apaixone-se pelo seu talento, mesmo que seu senso crítico insista para você escolher realizar outras coisas...
Apaixone-se mais pela viagem do que pela chegada ao seu destino!
Apaixone-se pelo seu corpo - mesmo que ele esteja fora de forma, pois de "qualquer forma" ele é a única casa que você possui.

Desapaixone-se de seus medos... Eles minam sua alegria de viver.
Apaixone-se pelas suas memórias mais deliciosas; ninguém pode tirá-las de dentro de você e elas são excelentes fontes de inspiração em momentos de dor.
Apaixone-se por aquelas besteiras saudáveis que passam por sua mente entre um e outro momento de estresse; eles ajudam a sobreviver.
Apaixone-se pelo sol; ele é fiel, gratuito, absolutamente disponível e dá prazer.
Apaixone-se por alguém; não espere alguém se apaixonar antes por você, só por garantia e segurança.

Apaixone-se pelo seu projeto de vida; acredite, não dá certo fazer isto a dois.
Apaixone-se pela dança da vida que está sempre em movimento dentro da gente, mas que, por defesa nós teimamos em algemar.
Apaixone-se mais pelo significado das coisas que você conquistar do que pelo seu valor material.
Apaixone-se por suas idéias, mesmo que tenham dito que elas não serviam pra nada.
Apaixone-se por seus pontos fortes, mesmo que os pontos fracos insistam em ficar em alto relevo no seu cérebro.

Apaixone-se pela idéia de ser verdadeiramente feliz!
Felicidade encontra-se de sobra nas prateleiras de seus recursos interiores.
Apaixone-se pela música que você pode ser para alguém...
Apaixone-se por ser humano!
Apaixone-se definitivamente por você!
Apaixone-se rápido!
O poder de decisão só pertence a você!

26 setembro 2009

Primavera de Mudanças




A estação da primavera está para o ano como a aurora para o dia. Após a noite escura e fria, propensa aos fantasmas, o sol do amanhecer remove as sombras e traz a esperança de um recomeço. Assim a primavera. Após o inverno gélido e prenhe de turbulências, raios e tempestades, a nova estação renova sonhos e expectativas. O céu azul e os campos floridos costumam ser a expressão plástica desse renascimento.

Não é sem razão que a primavera tornou-se, no imaginário popular, um dos símbolos mais expressivos na música, na literatura, na arte, na religião, enfim, na trajetória existencial das pessoas. Diz-se, por exemplo, que alguém está na primavera da vida, e isso nem sempre corresponde à idade medida de seus anos. Corresponde também ao rejuvenescimento após um outono nebuloso ou um inverso rígido, ou seja, após uma doença, uma crise pessoal, um fracasso inesperado.

O mesmo vale para determinada sociedade ou determinado país. Também aqui, passadas crises profundas, simbolicamente invernais, um povo pode reerguer-se das trevas, do frio e dos escombros, para construir uma alternativa mais promissora. As transformações, as mudanças e as revoluções normalmente são adjetivadas como primaveris. Afugentam os fantasmas do ódio e da violência e abrem espaço para um horizonte recriado. Que o diga quem experimentou na carne tensões, conflitos ou guerras declaradas.

Nesta perspectiva, seria correto afirmar que, passados os sintomas mais graves da crise financeira, a economia mundial encontra-se em estado de primavera? É difícil imprimir aqui um sim imediato e taxativo. Mais fácil é continuar em tom de interrogação. De fato, primavera tem a ver com cores e sabores, com flores e amores. Tem a ver com crianças brincado nas ruas e praças, com namorados se abraçando e beijando, com passeios e piqueniques. Tem a ver com o desabrochar vigoroso e virulento da vegetação castigada pelos ventos do inverno.

Ora, em geral, as propostas do G20 e dos políticos e economistas para a saída da crise do mercado é mais mercado. O que significa continuidade na devastação dos recursos naturais, ritmo acelerado de produção, maior número de carros individuais nas ruas e mais gás carbÿnico na atmosfera, aceleração do aquecimento global e mais consumo, sempre mais consumo. É o círculo de ferro do produtivismo consumista de nossa cultura ocidental. Tudo para favorecer uma porcentagem de privilegiados do planeta, em detrimento de bilhões de pessoas que vivem das migalhas do progresso científico e tecnológico. O remédio se converte em veneno cada vez mais letal.

Que pena! Nada de novo nesta primavera! Nenhuma flor, nenhuma cor, nenhum amor, nenhum sabor diferente do que já se conhece. A roda vida do capitalismo neoliberal aumenta sua velocidade, ignorando a nova estação. No caso da América Latina, a cobiça pela riqueza, pelo acúmulo e pelo poder vem ressuscitando até um começo de corrida armamentista, coisa que parecia execrada ao lixo da história.

Mas, espera um pouco, não sejamos tão pessimistas. Há sim algo novo debaixo do sol. Milhares e milhares de iniciativas populares, espalhadas por todo o Brasil e por outros países do planeta, vão forjando uma rede capilar de experiências de economia solidária. Ao invés do lucro, o objetivo é dar conta das necessidades básicas das populações mais carentes. Alternativas se multiplicam, formigas trabalham no silêncio, esperanças se renovam.

Mas como competir com a força, os estímulos, o marketing e o fascínio do mercado? Aqui é preciso ter a fé do camponês, acreditar na semente jogada na terra. Tempo de crise é sulco aberto na história para o lançamento de novas sementes. Sementes que não criam espetáculo, não fazem estardalhaço, mas maturam lentamente na umidade oculta do solo. Mergulham suas raízes no interior da terra, para depois, firmes no chão, erguer-se em direção ao céu, ao sol, ao ar livre. Como as sementes, também as mudanças não são feitas de espetáculos. Amadurecem passo a passo na consciência de um povo, até chegarem ao ponto de dar um salto qualitativo em direção à liberdade.

Da mesma forma que a espiga, a flor, o poema ou o edifício, as mudanças se levantam do chão. Primeiro crescem para baixo, buscando as dores e esperanças do povo, depois se projetam para o alto em forma de projetos, sonhos utopias. E então, sim, estaremos deixando o inverso da injustiça e da exclusão social e entrando na primavera de uma nova história.

Pe. Alfredo J. Gonçalves, Cs