04 julho 2010

Curva de Pareto

80% dos resultados são gerados por apenas 20% dos agentes.

É uma teoria interessante, por isso a trouxe aqui para uma breve explanação.

No mercado de trabalho temos muita gente que não rende nada, trabalha insatisfeito e é infeliz no que faz, temos ainda aqueles que não possuem competência para o que realizam e ainda aqueles que de tão frustrados com as oportunidades da vida desistiram, quantos sobram?

Difícil questão, mas se eu fosse analisar minhas últimas experiências de trabalho fatalmente constataria que algumas pessoas simplesmente passam desabercidas, é como se não existissem, saem e voltam de férias e seu lugar é facilmente preenchido.


Tem ainda um terceiro tipo de companheiro: o falso patinho feio. Quando você o vê tem certeza de que ele não vai conseguir realizar a tarefa, mas para engano do chefe ele faz e melhor do que muita gente, mas do que isso: o falso patinho feio age como se não estivesse trabalhando, mas transforma como quem trabalha.

Uma outra versão da curva de Pareto é que 80% das coisas que acontecem são causadas por ação de 20% de pessoas, os demais não se metem acham que não é com eles.

Você é gente que faz ou que fica olhando?

Ás vezes eu queria ser gente que fica olhando, mas é mais forte do que eu e nem sempre isso é bom, pois algo que pode ser feito por várias pessoas acaba sendo feito por mim, tinha um amigo que dizia: "Cruza os braços, que alguém descruza"

Quando se é líder comunitário, chefe de equipe ou do grupo de jovens pode até funcionar, porque no serviço é exatamente o inverso, se você ajuda em um serviço que não é o seu uma vez, vão querer que você ajude sempre. O que fazer?

Digam vocês: Melhor fazer parte dos 80% ou dos 20%?

Bem que a vida podia ser mais equilibrada.
Boa semana!

Ps. Estudando muito, mas não abandonarei, desculpem a ausência.

6 comentários:

  1. Olá Rafaela, gosto de pertencer ao grupo dos 80%, mas tem momentos que escolho estar entre os 20%, só que acho difícil essa posição, por que gosto das coisas do meu jeito. Mas tenho andado muito cansada, isso me faz deixar muitas coisas passarem, não sem sofrimento, diga-se de passagem. Podia ser mais equilibrado, não?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá,Rafa!
    Minha meta é estar no grupo mais eficaz...rs.
    Ao ver a imagem do Pato lembrei-me de uma palestra que ouvi sobre este animal.
    Assim,como as outras aves,ela nada,voa,corre,mas tudo mal feito.Taí um erro que devemos nos atentar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bela explanação Rafa. Confesso que já fiz parte das duas etapas, quando se faz o que gosta o rendimento é maior. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Interessantíssimo!
    Espero fazer parte dos que produzem alguma coisa!

    Saudades do seu blog. Ando meio corrida mas passei aqui pra deixar um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa é certa! Quando há muitos envolvidos numa tarefa, todos ficam esperando para ver quem começa primeiro. E alguém tem de começar!

    O blog está muito legal, hein!
    Abração, Rafaela!

    ResponderExcluir
  6. Rafa eu hoje em dia sei que não sou oito e nem oitenta, sou o que sou e não me encaixo muito bem em uma definição apenas, se precisar a gente rema, se precisar a gente nada e vamos q vamos.

    saudade enorme de vc. teu blog sempre otimo

    bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu Ponto e marque também um ponto esportivo, visite agora: www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com