13 setembro 2011

As pessoas complicam tudo



Como o ser humano é complicado: adora dar nó na sua própria vida e de quebra na dos outros também.

Exige ser lembrado, mas não se faz presente. É tão gostoso poder partilhar com " os nossos" os momentos, trocar carinhos, sorrisos e partilhar sem esperar nada em troca. Em contrapartida é tão chato quando alguém fica no seu pé te acusando que você não ligou, não chegou, não chamou.... não, não, não... Esquece-se que poderia ele ter ligado, ter vindo, ter feito uma surpresa.


Quantas vezes ficamos esperando ser compreendidos, mas não nos fazemos entender. As palavras saem de um jeito e chegam de outro no destinatário, se não fosse assim os comunicólogos não perderiam tanto tempo estudando a linguagem, o meio e a mensagem. Sabe aquela coisa de falar, falar e não dizer nada? É como se dissessemos nada com coisa nenhuma e no final quiséssemos ser compreendidos.

O inverso também é verdadeiro. Nos importamos demais com coisas que nunca foram ditas e nem pensadas. O que ele quis dizer com isso? Mas... ele quis dizer alguma coisa? Será? Criamos fantasmas que nos assustam noite e dia porque deixamos. Alguém pode sim estar dizendo somente aquilo que disse sem nenhuma segunda intenção, se houver algum outro significado quem comunica é que tem a responsabilidade de se fazer entender, todavia você pode perguntar se realmente quiser saber e se fizer a diferença, mas cuidado para não ser grosseiro. 

Seguindo essa linha de raciocínio, como se perde tempo remoendo coisas que fazem mal. Reclamamos daquilo que não gostamos, principalmente para quem não tem nada a ver com isso e quando gostamos somos incapazes de dizer, de elogiar. Você diz para a sua mãe o quanto gostou do almoço? Confesso que nem tudo vale a pena, devemos escolher aquilo que faz diferença porque perderemos nosso precioso tempo com algo que não nos agradou, se tanto faz, esquece, economiza energia. Agora, acredito que sempre vale a pena dizer se for para elogiar, mesmo sendo tachado de puxa-saco, mas não exagere para não parecer falsidade.


Tenho um amigo que sempre dizia: " O não você já tem, o sim é lucro" Por que então temos tanto medo de arriscar? É como se fossemos quebrar ao errar uma escolha, mas não faz sentido, tendo em vista que fazemos escolhas todos os dias, de todos os tipos. Dar errado faz tanta parte quanto dar certo e mesmo assim desejamos somente o certo e esperamos por ele, até aí normal. Anormal é se atormentar com isso, pior: ficar parado no meio do caminho.

Precisamos descomplicar. Que tal?

Estava rolando uma frase no Facebook a alguns dias, fecho esse post com ela:


"Sente saudade? Ligue. Quer encontrar? Convide. Quer compreensão? Explique-se. Tem dúvidas? Pergunte. Não gostou? Fale. Gostou? Fale mais. Tá com vontade? Faça. Quer algo? Pedir é a melhor maneira de começar a merecer. Se o "não" você já tem, a tentar, só corre o risco do "sim"... A vida é uma só!!!" Gostei, copiei e colei... Simples :))»"

Vejam no Apenas um Ponto Esportivo esta semana:

Vôlei de praia: Ricardo fala da parceira com Pedro Cunha - De olho nas Olimpíadas
Brasileirão: Arrumar desculpas sempre é mais fácil

2 comentários:

  1. Seria tudo tão mais fácil se as pessoas fossem um pouco mais compreensivas!

    ResponderExcluir
  2. Amei o seu blog! Adoraria que você seguisse o meu!
    www.laviniacherries.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu Ponto e marque também um ponto esportivo, visite agora: www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com