20 setembro 2010

Paris: Passagens e procedimentos bancários


Tenho mais de uma dica por post, pois bem, vamos lá para a de hoje.

Eu tenho uma amiga morando em Paris e ela sempre me convida para visitá-la, um convite irrecusável que exige dinheiro, primeiro passo procure a melhor opção de voo. Voos diretos são mais rápidos, confortáveis e exigem muito menos dos passageiros.

Agora se você é adepto desse tipo de aventura um voo com escala pode ficar mais de R$1.000,00 mais barato, todavia você pode ficar 10 horas no Galeão no Rio de Janeiro, 11 horas em Londres, ou Roma, ou Miami e de quebra sua mala ficará mudando de avião e fazendo um tour igual você. Eu particularmente acho tudo isso muito arriscado tendo em vista que em viagens de avião ninguém confere se a sua mala realmente é sua, pode reparar que isto é a mais pura verdade, vide o post sobre a reportagem feita pelo CQC no quadro Proteste Já, então se já é arriscado você perder a sua mala indo num voo direto, imagina num com escalas.

Os sites das empresas de aviação são as melhores opções para procurar diretamente as passagens e alternativas para antes e depois, uma outra solução é o site da Submarino viagens que busca o melhor preço de qualquer operadora.


Ao fechar a passagem já lhe oferecem o seguro  viagem o qual é cobrado pela imigração de diversos países, porém se for pagar a passagem no cartão de crédito, sem parcelas, de uma só vez, tanto a Visa quanto a Mastercard / Cirrus lhe oferecem gratuitamente, coisa que eu até então não sabia.

Passagem e Seguro acertados o próximo passo é pensar no câmbio, essa sim, a parte que mais dói quando seu passeio é europeu, as  lojas de câmbio cobram taxas altíssimas, os bancos dificultam sua vida ao máximo e você acha que vai falir antes de entrar no avião. Vejam, eu estou em Santos, uma cidade desenvolvida a 1 hora da capital de São Paulo, enquanto os jornais anunciavam o euro a R$2,23 as casas de câmbio estavam vendendo a R$2,40, R$2,45 até R$2,50 e mais o IOF.

No Santander, em toda a Baixada Santista umas 8 agências trabalham com câmbio, porém somente 2 com euro e moedas diferentes de dólar, resultado? Nunca tem.

No Banco do Brasil eles cobram uma taxa, inclusive para os correntistas e segundo a política do Banco você só pode comprar 30% em espécie do valor desejado o restante será em travel check, o que dependendo do local você sofrerá para trocar. Socorro, eu detesto esse banco, só estou nele porque este é o Banco Oficial do Estado de São Paulo ao qual eu estou vinculada, fiquei na fila um tempão para ouvir isso.

Socorri ao meu querido amigo Google, tinha que haver outra solução, encontrei então o Banco Paulista pela Internet e o câmbio variava de acordo com o dia, como deveria ser e eu economizei muito em utilizá-lo, claro que o fato de estar na capital um dia durante aquela semana me ajudou, pois eu pude retirar, mesmo assim, somando-se os gastos de ir até São Paulo, a economia foi significativa.

Na sequencia, ligue no seu Banco e desbloqueie a função internacional do seu cartão de crédito.
Nas questões de segurança, scanei ou tire foto mesmo de seu passaporte, cartões de crédito, telefones importantes e outros mais e envie para você mesmo por e-mail, qualquer problema você se encontra.

Um comentário:

Deixe seu Ponto e marque também um ponto esportivo, visite agora: www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com