04 novembro 2010

QUERIDOS JOVENS,

Por Lola Aronovich

Não escrevo a todos vocês, apenas aos mais privilegiados. E aos mais conservadores. Bom, vocês sabem quem são: aqueles que, revoltados com o resultado das eleições, falaram todas as besteiras que não podiam falar contra pobres e nordestinos.


O que mais me chocou nos tweets que li de vocês nem foi o ódio contra gente que é tão brasileira quanto vocês, ou a total ignorância que vocês demonstraram em relação ao Nordeste. Porque, sinceramente, tudo isso eu já conhecia. Eu vivi 16 anos em SP, e não se passavam muitos dias sem que eu ouvisse paulistanos da gema bradarem contra os nordestinos – que vocês chamam de baianos – como se eles fossem um mal, e não pessoas que ajudaram a fazer de SP o estado mais rico da federação. Também vivi 15 anos no Sul, entre Joinville e Floripa, e lá confesso que não escutava tanta asneira contra os nordestinos. Claro, havia (há ainda) um movimento detestável chamado “O Sul é o meu país”, mas em Joinville ouvia muito mais insultos contra paranaenses, já que é a cidade do Brasil fora do Paraná com o maior número de paranaenses (eles vão pra SC pra se livrar da miséria, assim como os nordestinos faziam quando iam pra SP). Em Floripa, o preconceito parecia ser maior contra os gaúchos, que compraram (junto com os paulistas) montes de prédios e fizeram dispararar o custo de vida da cidade. De onde eu deduzia que, se o Sul realmente fosse bem sucedido em se separar do resto do Brasil, ele talvez sobrevivesse sem guerra civil interna durante uns cinco minutos. Com tantos xingamentos contra os vizinhos, não sobrava muito tempo pra sulista reclamar do Nordeste. Além do mais, descobri que, pra muito catarinense, qualquer Estado acima do Rio é Nordeste. Quando eu fui falar pro dono de um restaurante que eu estava me mudando pra Fortaleza, ele perguntou se isso era perto de Minas. Mas, dos meus alunos ricos, eu ouvia muito mais preconceito de classe que de região.

Continuar lendo... blog da Lola


..........................................................................

Estou em campanha, pedindo seu voto para o Apenas um Ponto Esportivo no TOP Blog categoria esportes para votar clique aqui

Desde já agradeço a todos que votaram no 1o turno e que votarão agora. Obrigada!

6 comentários:

  1. O melhor texto que eu li até agora, sério, muito bom! REFLITAM. :)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Rafa, normalmente a Lola escreve ótimos textos sobre temas sociais e culturais, diferentemente dos temas políticos carregados de fanatismo (motivo por que deixei de seguir o blog dela... acho contraditório ser tão coerente numas coisas e tão tendenciosa em outra).

    Mas acho que as pessoas que divulgaram tanta besteira contra nordestinos deveriam ser exemplarmente punidas, como quem propaga o nazismo.

    Grande abraço, e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Lola pelo seu ótimo texto!!!Essa palavrinha "preconceito" deveria ser abolida do nosso dicionário e da nossa vida.Estamos vivendo em pleno século vinte e um e não cabe mais tanto preconceito em relação a cor de pele,religião,política,regionalismos,opção sexual.Vivemos no país das diversidades e é isso que faz dele um lugar tão especial e maravilhoso!!!Sou baiana e aqui,estamos acostumados e convivemos em harmonia com as diferenças!!!Vamos,cada um fazer a sua parte e começar um trabalho de conscientização com as pessoas que conhecemos e aí estaremos colaborando para tranformar esse país em um lugar mais justo e mais humano!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu texto, ao contrário de alguns sulistas, sou brasileiro antes de tudo, e adoro a diferença de hábitos e culturas... planejo morar por um período de minha vida no Norte ou Nordeste!! Vai Brasil!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu Ponto e marque também um ponto esportivo, visite agora: www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com