25 janeiro 2009

Seis pessoas separam você do resto do Universo


Você duvida?
Pois é. Depois de uma enorme sequência de coincidências do tipo: eu estudei com a irmã da sua esposa... ou eu conheço teu primo, ele estudou com um amigão meu... comecei a ouvir uma teoria louca sobre quantas pessoas precisamos conhecer para conhecer outras. É profundo.
O Orkut e o Myspace basearam-se nesta teoria. Para comprovar tudo isso foi criado um jogo: The oracle of Bacon - neste site vocÊ fica viciado, põe um nome e ele fatalmente terá ligação com Kevin Bacon, é uma rede de artistas.
Por exemplo, Adriana Esteves atuou em Trapalhão e a lua zul com Rodrigo Santoro, que estava em As panteras II com Shia Labeouf que estava com Kevin Bacon em New York, I love you.
Tentem vocês também...
Abaixo descrevo a teoria apresentada na wikipédia.
Quem quiser jogar: http://oracleofbacon.org

Bom domingo e linda semana!
Beijos!
....................................................................................

Teoria dos seis graus de separação

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_seis_graus_de_separa%C3%A7%C3%A3o

A teoria dos seis graus de separação originou-se a partir de um estudo científico[1], que criou o mito de que, no mundo, são necessárias no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. No estudo, feito nos Estados Unidos, buscou-se, através do envio de cartas, identificar o números de laços de conhecimento pessoal existente entre duas pessoas quaisquer. Cada pessoa recebia uma carta identificando a pessoa alvo e deveria enviar uma nova carta para a pessoa identificada, caso a conhecesse, ou para uma pessoa qualquer de suas relações que tivesse maior chance de conhecer a pessoa alvo. A pessoa alvo, ao receber a carta, deveria enviar uma carta para os responsáveis pelo estudo.

A popularidade da crença no fato de que o número máximo de passos entre duas pessoas é 6 (seis) gerou, em 1990, uma peça de nome Six Degrees of Separation, de John Guare.

Um resultado interessante pode ser visto num jogo para a Internet denominado Oráculo de Bacon (The Oracle of Bacon). O jogo, criado por Brett Tjaden, um cientista da computação da Universidade de Virgínia, e mantido, atualmente, por Patrick Reynolds mostra como um ator, no caso Kevin Bacon, se relaciona com os demais artistas, sejam de filmes americanos ou não. Para exemplificar, a atriz Fernanda Montenegro tem um número Bacon de 3, obtido da seguinte forma: ela atuou em Joana Francesa (1973) com Jeanne Moreau; esta atuou com Eli Wallach em The Victors (1963) e, finalmente, este atuou com Kevin Bacon em Mystic River (2003). Já Carmem Miranda tem um número de Bacon de 2 e Mazzaropi, 3. Pode-se, também calcular a distância geodésica entre quaisquer pares de atores. Assim entre Fernanda Montenegro e Carmem Miranda, a distância é de 2 porque Fernanda Montenegro atuou em Mãos Sangrentas (1955) com Heloisa Helena, que por sua vez atuou em Alo Alo Carnaval (1936) com Carmem Miranda.

Os estudos sobre grau de separação incluem-se entre os modernos estudos de análise de redes sociais. Várias pesquisas vem sendo feitas, como por exemplo, na identificação da estrutura das redes de colaboração de cientistas[2], redes de cooperação e de transmissão de doenças[3], e redes de páginas e sítios na web. Uma iniciativa de pesquisa recente no Brasil inclui a análise de redes de co-autoria dos pesquisadores de Ciência da Informação, denominada Rede CI.

Essa teoria também é provada pelo uso das redes de relacionamento, como o Orkut. A base de funcionamento do Orkut é a própria teoria, pois graças a ela o engenheiro de software responsável pela rede de relacionamentos, Orkut Buyukkokten pôde estabelecer uma relação intermediária entre todos os usuários.

4 comentários:

  1. Pois é, o meu bacon deve ser muito ruim mesmo os amigas bonitinhas fugiram só ficaram as feias rs. Gostei! Bj

    ResponderExcluir
  2. Não é q é verdade...sempre é assim...eu por exemplo tenho ligação 1 com o Kevin!!! huahauahuahauahau...brincadeirinha!!! Mas gostei mesmo desse tópico..vou jogar esse joguinho!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que coisa maluca isso, Rafa!!

    Interessante...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. ótimo texto.. obg e parabens !!

    ResponderExcluir

Deixe seu Ponto e marque também um ponto esportivo, visite agora: www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com