10 fevereiro 2009

Ministério das Relações Exteriores


Quando cheguei em São Paulo domingo pela manhã, logo senti a diferença, onde estavam aqueles milhares de concurseiros de sempre? Nem sinal. Entrei no metro sentido São Joaquim me lamentando, afinal, 72 candidatos por vaga é algo único, que eu não via a tempos e pasmem: eu não havia estudado quase nada.
Quando desci na estação vi duas pessoas, ( não, você não ouviu mal, eu disse duas) com o papel da FCC nas mãos, me apresentei e juntos fomos à caminho da Uninove, eu continuava procurando " a galera", mas definitivamente não havia. Os pouco com quem pude conversar ou já moravam fora do país e estavam aqui pela prova ou queriam ir para o exterior. Muita gente jovem, isto também me chamou a atenção.
Então chegou a hora da prova e aí eu me arrependi mais ainda, eu nunca vi prova de informática mais fácil do que essa, estudei metade da contabilidade e consegui fazer, direito puxava umas questões da lei 8666 que podiam deixar dúvida, inglês que era meu maior medo estava simples( o que não quer dizer que eu tenha acertado tudo), aí veio as 25 questões de português.
Eu virei o caderno e revirei, acho que foram 6 textos, gigantes, com palavras que eu nunca usei na vida, até pensei que ainda estava na prova de inglês. Eu lia as perguntas e me perguntava: pertence ao texto que eu acabei de ler?
Que saudades daquelas provas de gramática, onde eu separava o sujeito do predicado, analisava a concordância e a norma culta, isso não existe mais. Eu amo português, mas para mim isso é prova de resistência, quando faltavam 15 minutos a sala estava lotada, todo mundo pensando e interpretando texto. Resultado: não tive tempo de fazer as 5 questões de raciocínio lógico.
Depois do almoço a parte 2 era redação, duas. Português e inglês. Meu sexto sentido me dizia que me faltaria vocabulário na segunda prova. Antes de começar as conversas no corredor eram as mesmas: "- Não deu tempo, muita coisa!" E areditem pelo menos umas 10 pessoas não voltaram a tarde para a redação, foram embora.

Os temas foram tranquilos, consegui escrever bem, não acredito que irei passar, afinal fui apenas com o que eu tinha estudado para o TRT, mas pela primeira vez não tenho idéia de como eu fui de verdade: 25 questões de inglês e 25 de português: tudo interpretação e subjetivas.

Não basta mais conhecimento de gramática para as provas de português, é preciso preparação psicológica, para não se desesperar; leitura dinâmica para o tempo ser suficiente e muito treino. Esqueça tudo o que você conhece de prova de interpretação de texto, uma nova era começou e exige resistência.

3 comentários:

  1. Construí um abrigo no deserto da emoção
    Os vales são as ruas de um Deus
    Fecha-se a alegria da terra
    Um último olhar de amor, solto dos olhos teus

    Na noite tudo se perde
    Mora a sombra, o desvario
    A indomável vontade do amor
    Tem a força de um Rio


    Bom fim de semana


    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  2. Kibom! Então fostes bem! Estava torcendo. Bom este Profeta, não é?Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga, tudo bem? Ultimamente estou em débito contigo, me perdoe!

    Tenho certeza que passou no concurso, você vai ver!!

    Admiro as pessoas que têm força e paciência prá ficar estudando... estudando... Tem que ser muito CDF mesmo!! Você merece passar!!

    Vi sua foto, você me lembra alguém, só não sei quem!! Quando eu lembrar, te falo!! Mas vc é muito bonita!

    Obrigada por suas visitas, adoro!!

    Beijão!!

    ResponderExcluir

Deixe seu Ponto e marque também um ponto esportivo, visite agora: www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com