08 março 2010

O avesso

 

Vocês já prestaram atenção na letra dessa música? Conseguem visualizar o que está música quer de nós? 
Então leiam atentamente, é do grupo Titãs e o tema de abertura da novela Cama de Gato. 


Pelo Avesso: Titãs

Composição: Sérgio Britto
Vamos deixar que entrem
Que invadam o seu lar
Pedir que quebrem
Que acabem com seu bem-estar
Vamos pedir que quebrem
O que eu construi pra mim
Que joguem lixo
Que destruam o meu jardim
Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Vamos deixar que entrem
Que invadam o meu quintal
Que sujem a casa
E rasguem as roupas no varal
Vamos pedir que quebrem
Sua sala de jantar
Que quebrem os móveis
E queimem tudo o que restar
Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
O mesmo desespero
Vamos deixar que entrem
Como uma interrogação
Até os inocentes
Aqui já não tem perdão
Vamos pedir que quebrem
Destruir qualquer certeza
Até o que é mesmo belo
Aqui já não tem beleza
Vamos deixar que entrem
E fiquem com o que você tem
Até o que é de todos
Já não é de ninguém
Pedir que quebrem
Mendigar pelas esquinas
Até o que é novo
Já esta em ruinas
Vamos deixar que entrem
Nada é como você pensa
Pedir que sentem
Aos que entraram sem licença
Pedir que quebrem
Que derrubem o meu muro
Atrás de tantas cercas
Quem é que pode estar seguro?
Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
Eu quero a mesma humilhação - a falta de futuro
Eu quero o mesmo inferno
A mesma cela de prisão - a falta de futuro
O mesmo desespero

Me faltam palavras para perguntar que tipo de mensagem se quer passar quando se escreve algo assim? O que se quer conseguir quando você diz que não acredita mais? Que quer um inferno pra você?

Pedir lixo, prisão, desespero, humilhação...
É muita depressão? Ou muito o que? Sei lá. Só sei que tudo já é tão difícil, são tantas dificuldades e cantar o ruim, não faz nada bem..

6 comentários:

  1. Olá Rafa!! Cheguei no seu blog mais uma vez para fazer a mesma pergunta que você fez... o que leva alguém a escrever isso? Se ele quer o inferno, acho que já está nele. Esse não é meu mundo, eu sou feliz e não desejo a destruição de ninguém.

    Certamente ele quis fazer alguma alusão ao caos da vida marginal paulistana, ruindo pela falta de infraestrutura da cidade, que sendo uma das mais antigas do Brasil e conhecendo o poder da época de chuvas, sempre o mesmo a cada ano, nem nos últimos cem anos teve um governante capaz de antever as calamidades urbanas para investir numa solução.

    Se ele se considera inteligente, deveria utilizar seu poder de influência através da arte para promover lobby junto à politicagem e cobrar soluções, ao invés de escrever porcarias como essa...

    Grande abraço!!
    Adriano Berger

    ResponderExcluir
  2. Olá,Rafa!
    Perfeita a sua crítica sobre a letra da música.
    O mesmo me questiono na canção:Bichos escrotos dos titãs.
    Acredito que a palavra tenha poder e quanto mais ministramos atraimos coisas ruins.
    Bjs,querida!

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente minha querida amiga Rafa!! Apesar da letra de Sergio Britto, usar varias metáforas, talvez ele estivesse num grande inferno astral quando escreveu isso. Com certeza ele está precisando muito da presença de Deus no seu coração.

    Quero aproveitar para lhe fazer uma pequena homenagem pelo seu dia:

    Parabéns! mulher
    Esse lindo ser de luz
    Que nos traz ao mundo
    E por toda vida nos conduz

    Trazem em si o perfume da flor
    E guardam no peito
    A mais pura essência do amor.

    Veja hoje lá no meu blog a homenagem que fiz a todas as mulheres. Tenha um lindo dia , minha querida amiga Rafa!!

    ResponderExcluir
  4. Rafaela, estou aqui pela segunda vez para duas coisas:

    A primeira é dizer que, como a maioria, também não faço a menor idéia da mensagem da música, além daquela que sua verdade nua e cruz já diz!

    A segunda é bem mais especial: FELIZ DIA DA MULHER! Registro aqui minhas homenagens ao tempo em que lhe desejo grandes realizações como tal!

    Beijo grande!
    Jr.

    ResponderExcluir
  5. As coisas já não são tão fáceis... mas ficar pensando negativo não ajuda muito... então vamos fazer nossa parte pra fazer desse mundo um lugar melhor! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu também concordo com você. Já tinha prestado atenção à negatividade da letra da música. O problema e que ela impregna em nossa mente então, quando ela passa e minha TV está ligada eu mudo de canal ou tiro o volume.
    O mundo já é tão cansativo e triste por si só que, cantar uma música dessa é permirtir que a mídia piore o que já temos de negativo em nossas vidas!

    Bela observação!
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu Ponto e marque também um ponto esportivo, visite agora: www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com