24 outubro 2010

Paris - Catedral de Notre Dame



A minha viagem ainda não acabou e é hora de confessar minha admiração pela diversidade da cultura explícita no altar e na construção de uma igreja, visitei várias e todas impressionam de alguma forma. Notre Dame é um lugar muito escuro e sombrio que ao mesmo tempo contrasta com os incríveis vitrais. A arquitetura gótica lembra aquelas aulas do colégio, aquelas de literatura em que a arquitetura e a história eram importantes para entender o contexto, não podemos deixar de lembrar do Corcunda, de Victor Hugo.

A altura do teto impoem respeito e ao mesmo tempo dão um vazio, os corredores são sempre lotados de turistas do mundo inteiro, curiosos com o local tão famoso. 

Ponto negativo: Para subir nas torres da igreja a fila é gigante e eu, que odeio filas, não subi nenhuma das duas vezes que estive lá.

Dicas: Deixe o local para visitar a pé e sem pressa, nos arredores existem milhares de outros pontos gostosos de visitar, a linha do metro é a nº1 - Hotel De Ville.

O ponto zero de Paris está em frente a Catedral, em uma pequena placa que passa despercebida por muitos( inclusive eu)




Um pouco sobre o local: 
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.

A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da sociedade da altura, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.

A arquitectura gótica é um instrumento poderoso no seio de uma sociedade que vê, no início do século XI, a vida urbana transformar-se a um ritmo acelerado. A cidade ressurge com uma extrema importância no campo político, no campo económico (espelho das crescentes relações comerciais), ascendendo também, por seu lado, a burguesia endinheirada e a influência do clero urbano. Resultado disto é uma substituição também das necessidades de construção religiosa fora das cidades, nas comunidades monásticas rurais, pelo novo símbolo da prosperidade citadina, a catedral gótica. E como reposta à procura de uma nova dignidade crescente no seio de França, surge a Catedral de Notre-Dame de Paris. Fonte: Xangai Moods

Fotos do local visitem: Vigoenfotos
História e curiosidades visitem: Viagem & Imagens
Visite o site oficial: Notre Dame








..........................................................................

Estou em campanha, pedindo seu voto para o Apenas um Ponto Esportivo no TOP Blog categoria esportes para votar clique aqui

Desde já agradeço a todos que votaram no 1o turno e que votarão agora. Obrigada!

Um comentário:

  1. Oi Rafa!

    Irei repetir a musica de Victor e Leo!
    Que vida boa!ÔÔÔÔ Que Vida Boa!

    Mas não tenho duvidas que muito merecedor,e sei que você deve ter aproveitado ao maximo.

    Parabéns! Lugares lindos!Você com certeza deve ter muita historia para contar.

    Um grande Abraço e estou sempre acompanhando as novidades!

    ResponderExcluir

Deixe seu Ponto e marque também um ponto esportivo, visite agora: www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com