24 novembro 2014

Piloto automático

O Cérebro humano é muito rico, mas precisa se desenvolver, estar em movimento, ganhar bagagem através da educação e das experiências individuais, entre as quais podemos incluir a catequese.
Um cérebro que não se alimenta e não renova suas experiências se vicia. Quando lidamos com o novo temos o cuidado de observar e mais do que isso, nos observar para sabermos exatamente como agir, se estamos “muito à vontade” colocamos o pé sobre a mesa e começamos a agir por impulso, no tal do piloto automático.
O mundo ao nosso redor está girando cada vez mais rápido. Essa agilidade e adaptação às mudanças e inovações batem a nossa porta todos os dias. Entretanto, insistimos em repetir os velhos hábitos, é mais fácil do que mudá-lo, e assim se segue sem questionar. Quantas vezes nosso agir automatizado diminuiu a qualidade dos nossos resultados? Muitas vezes nos sentimos presos a  esquemas mentais e de comportamento, desejando sair deles. Outras vezes, nos acomodamos neles, não querendo sair do lugar conhecido e almejando que tudo permaneça como está.
Age no piloto automático quem está tão acostumado com um tema que não estuda o encontro antes de passa-lo pros seus catequisandos.  Também está automatizado quem segue o livro/ apostila sem dar o seu toque especial, sem colocar o seu próprio tempero ao encontro. Relaxou e colocou o pé sobre a mesa quem não se esforça para aprender algo novo, seja nas formações oferecidas pela Paróquia ou região e mesmo assim não busca outros meios de se inovar.
Voltando ao nosso cérebro, para que ele permaneça ativo, inovando, é preciso aprender coisas novas, experimentar novas áreas, habilidades e competências. É necessário utilizar nossa vontade consciente e nosso poder de escolha para provocarmos as mudanças. Dessa forma nossa mente permite ser aberta para encontrar novos caminhos, novas oportunidades, opções e experiências, e se torna mais livre para criar e conceber infinitas possibilidades e realidades.

Engana-se você se acha que estamos falando apenas de catequese, o que já seria muito, mas fazer um curso de qualquer coisa, entrar na aula de dança, ler um livro novo, ouvir uma música diferente todo dia, conversar com pessoas diferentes, comer em outros lugares, tudo isso, soma experiências e tudo o que somar experiência nos tira da zona de conforto. Portanto desligue o piloto automático.

Texto base utilizado na Assembleia Catequética - 2014
Paróquia Nossa Senhora das Graças 
Vicente de Carvalho - Guarujá - SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Ponto e marque também um ponto esportivo, visite agora: www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com