29 agosto 2009

A cidade não para


A maior capital do Brasil possui peculariedades curiosas, é um misto de modernidade e stress, de encanto e correria, da multiplicação do tempo e da falta deste mesmo.

Os paulistanos acham normal subir e descer escadas correndo. Se acostumaram a esperar 10 minutos para atravessar a rua e outras 2 horas para chegar em casa do serviço.

Correm, lêem em pé no metrô e ainda são obrigadas a assistir dentro dos trens a mensagem: " São Paulo vai melhor de mêtro"

Carro e gente, gente e carro, muita gente e muito carro... e muita escada dependendo da Estação que você estiver e sempre muita gente.

Quem sai da Praça da Sé no Centro de São Paulo com destino a Santos chega antes em casa do que muitas pessoas que moram ali, na mesma cidade.

A impressão que dá é que São Paulo não cabe mais em si, cresceu tanto e oferece tantas oportunidades que recebe diariamente pessoas vindas do estado inteiro.

A cidade é a capital dos melhores hospitais, do melhor futebol, do centro cultural, da indústria, da culinária. É sede de Tribunais, de Bancos e do jornalismo nacional.Só não tem as melhores praias e o maior porto do país, mas pega emprestado como se fossem seus da Baixada Santista´, que é logo ali.

Em contrapartida você encontra tudo muito barato, almoça bem, tem uma loja de cosméticos do tamanho de um shopping, livros muito baratos em sebos( afinal, fazer o que tanto tempo no metrô), almoça bem pagando pouco, é possível ver lado a lado a patricinha e o badboy, o advogado e o desarrumado, os que sentem todo o frio do mundo e aqueles que parecem não ter roupa. É comum ver alguém de terno e gravata e mochilão e moça chique nem sempre está de salto alto.

Isso é muito legal.

Agora o que dizer se tudo isso é o normal no dia a dia de uma cidade que não para nunca e nem pode parar.

Todavia o prefeito Kassaba devia mandar a mãezinha dele correr atrás do fretado saindo da Praça da Sé, além do custo mais elevado será que ela conseguiria? Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

São Paulo é muito maior do que tudo isso.

9 comentários:

  1. Olá
    nunca quis morar em SP para que nao perdesse a qualidade de vida que temos aqui na baixada, mas também é verdade que o dinheiro está por lá..
    Quanto aos fretados, muitos estao pagando pelo erro de poucos...é a regra insensata da politica brasileira..
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafaela, São Paulo é a terra da gente, é a nossa capital, é a melhor, a maior cidade do país e tudo mais o que tu dissestes tão bem neste belíssimo texto que sabes faze-lo tão bem, mas eu quase enloqueci nos anos que passei lá, e só volto para passear ou ver amigos...Ufa! Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa!

    São Paulo é onde as coisas verdadeiramente acontecem... Apesar de todo este estresse, da correria, da poluição... Não tem jeito, quem quer se projetar precisa ir e ou estar em Sampa...

    Felizmente ou infelizmente, né!

    Beijos, tenha uma ótima semana!!

    PS: Amiga, não se preocupe, estou como você... blog agora somente nos fins de semana ou em feriados prolongados como o de hoje. Aqui, na minha cidade é feriado amanhã e, consequentemente, emendou-se hoje também!! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi querida,
    Disse e resumiu muito bem, sem perder-se e sem ficar superficial.
    Sampa é isso e poderia ser melhor ou não perder-se em tanta falta de qualidade no transporte, onde os veículos particulares são beneficiados e o povão se espreme dentro dos "intestinos" de sua mãe-madrasta paulistana.
    Bjs
    Edu

    ResponderExcluir
  5. ah São Paulo..ame-a ou deixei-a
    ainda assim mesmo em meio ao caos ela se mantem sempre bela.
    Tenho fascínio por São Paulo, a Berrine, a Av. Paulista, mas o metrô lotado na hora rush, Deus me livre...rs beijos querida!

    ResponderExcluir
  6. Bela mensagem, querida Rafaela! Amor, minha famila(sobrinhos, sobrinhos-neto, viu?) , meu povo amado mora em SP, capital. E eu juro que eu me perco aí rsrs e olha que sou igual a índio, chego a qualquer lugar pelo cheiro, pelas pegadas. E afinal, meu primeiro neto é paulista! Vamos defender esta cidade!
    É isto mesmo, querida, eu sempre digo que esses políticos nunca deveriam assinar e tratar negociatas em almoços...deviam fazer dieta de fome, uma semana!
    Mas querida, tem um selo pra vc lá no Memórias. É o selo de Blog de Ouro. Vc é de ouro e seu Blog idem!
    Beijos amada!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa!!
    Sampa é um mundinho a parte mesmo, mas a cidade sempre me seuduz...a idéia de morar ai não me assusta. Acho até legal...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Tem toda razão! Uma metrópole é a mistura do melhor e do pior! Mas, fala sério: o Guarujá é tudo!... De bom! (rsrsrsrsrsrs)

    O seu texto é muito legal! E adorei o novo visual do blog! É novo, né!?

    Beijãooo.

    Pedro Antônio

    ResponderExcluir
  9. Rafaela Andrade!

    Depois de ler este tema, pensei que condizia com aquilo que ouvia falar de São Paulo - Brasil...

    Penso que tenho nesse Estado familia (os meus tios dizem já falecidos e os meus primos? Só Deus o saberá).

    Entrei bem no teu texto e imaginei-me num Estado tão grande! Ou melhor, Nem por sonhos imagino o tamanho de SÃO PAULO.

    È, será muito maior do que imagino, acho que nem em sonhos encontro esse tamanho...

    Vou regressar para tentar descobrir mais qualquer coisinha naquilo que escreves tão bem.

    Que sejas muito feliz...

    Bjnhs do Porto-Portugal

    do Poeta e autor (mas não conhecido) ZezinhoMota

    (A Poesia do Zezinho - http://zezinhomota.blogspot.com)

    ResponderExcluir

Deixe seu Ponto e marque também um ponto esportivo, visite agora: www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com