10 fevereiro 2012

Danilo Gentilli fala sobre Racismo

O Ex-CQC Danilo Gentili fez uma piada com o King-Kong no Twitter e gerou uma série de discussões, não consegui encontrar nada que autenticasse a veracidade do texto, mas como achei inteligente e convidativo a reflexão resolvi dividir. Quero tecer umas considerações: 

Ninguém está 100% certo ou errado então vale a pena a leitura interpretativa e cuidadosa do texto. Está ficando chato esse negócio das pessoas terem que tomar partido e defender uma ideia para sempre, não é à toa que o ser humano pensa, é para analisar os pontos, os dois lados de uma mesma moeda, que acreditem: sempre são diferentes. 

Eu confesso que estou achando chato esse negócio de não pode isso, não pode aquilo, mas veja, isso não é igual a dizer que se pode tudo. A liberdade de um termina quando começa a individualidade do outro. Se você invade meu espaço, viola minha imagem eu tenho direito a indenização moral, está na Constituição, é um direito fundamental. Por isso que o Rafinha Bastos foi punido e não porque ele fez piada de mal gosto. Não é que não pode, é que existem limites. 

Bom, não quero me prolongar muito. 
Peço desculpas a todos pela ausência aqui no blog e nas visitas, estou estudando pra concurso mais uma vez. Torçam por mim que se tudo der certo eu volto logo. 

Um grande abraço

Abram o coração e pensem com carinho, dividam sua opinião. Eis o texto:




Eis o perigo de mexer com pessoas inteligentes....

O humorista Danilo Gentili postou a seguinte piada no seu twitter:

"King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?"

A ONG Afrobras se posicionou contra: "Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda uma representação criminal", diz José Vicente, presidente da ONG. "Isso foi indevido, inoportuno, de mau gosto e desrespeitoso. Desrespeitou todos os negros brasileiros e também a democracia. Democracia é você agir com responsabilidade" , avalia Vicente.

Alguns minutos após escrever seu primeiro "twitter" sobre King Kong, Gentili tentou se justificar no microblog:

"Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?" (GENIAL) "Na piada do King Kong, não disse a cor do jogador. Disse que a loira saiu com o cara porque é famoso. A cabeça de vocês é que têm preconceito."

Mas, calma! Essa não foi a tal resposta genial que está no título, e sim ESTA:

"Se você me disser que é da raça negra, preciso dizer que você também é racista, pois, assim como os criadores de cachorros, acredita que somos separados por raças. E se acredita nisso vai ter que confessar que uma raça é melhor ou pior que a outra, pois, se todas as raças são iguais, então a divisão por raça é estúpida e desnecessária. Pra que perder tempo separando algo se no fundo dá tudo no mesmo?

Quem propagou a ideia que "negro" é uma raça foram os escravagistas. Eles usaram isso como desculpa para vender os pretos como escravos: "Podemos tratá-los como animais, afinal eles são de uma outra raça que não é a nossa. Eles são da raça negra".

Então quando vejo um cara dizendo que tem orgulho de ser da raça negra, eu juro que nem me passa pela cabeça chamá-lo de macaco, MAS SIM DE BURRO.

Falando em burro, cresci ouvindo que eu sou uma girafa. E também cresci chamando um dos meus melhores amigos de elefante. Já ouvi muita gente chamar loira caucasiana de burra, gay de v***** e ruivo de salsicha, que nada mais é do que ser chamado de restos de porco e boi misturados.

Mas se alguém chama um preto de macaco é crucificado. E isso pra mim não faz sentido. Qual o preconceito com o macaco? Imagina no zoológico como o macaco não deve se sentir triste quando ouve os outros animais comentando:

- O macaco é o pior de todos. Quando um humano se xinga de burro ou elefante dão risada. Mas quando xingam de macaco vão presos. Ser macaco é uma coisa terrível. Graças a Deus não somos macacos.

Prefiro ser chamado de macaco a ser chamado de girafa. Peça a um cientista que faça um teste de Q.I. com uma girafa e com um macaco. Veja quem tira a maior nota.

Quando queremos muito ofender e atacar alguém, por motivos desconhecidos, não xingamos diretamente a pessoa, e sim a mãe dela. Posso afirmar aqui então que Darwin foi o maior racista da história por dizer que eu vim do macaco?

Mas o que quero dizer é que na verdade não sei qual o problema em chamar um preto de preto. Esse é o nome da cor não é? Eu sou um ser humano da cor branca. O japonês da cor amarela. O índio da cor vermelha. O africano da cor preta. Se querem igualdade deveriam assumir o termo "preto" pois esse é o nome da cor. Não fica destoante isso: "Branco, Amarelo, Vermelho, Negro"?. O Darth Vader pra mim é negro. Mas o Bill Cosby, Richard Pryor e Eddie Murphy que inspiram meu trabalho, não. Mas se gostam tanto assim do termo negro, ok, eu uso, não vejo problemas. No fim das contas, é só uma palavra. E embora o dicionário seja um dos livros mais vendidos do mundo, penso que palavras não definem muitas coisas e sim atitudes.

Digo isso porque a patrulha do politicamente correto é tão imbecil e superficial que tenho absoluta certeza que serei censurado se um dia escutarem eu dizer: "E aí seu PRETO, senta aqui e toma uma comigo!". Porém, se eu usar o tom correto e a postura certa ao dizer "Desculpe meu querido, mas já que é um afrodescendente, é melhor evitar sentar aqui. Mas eu arrumo uma outra mesa muito mais bonita pra você!" Sei que receberei elogios dessas mesmas pessoas; afinal eu usei os termos politicamente corretos e não a palavra "preto" ou "macaco", que são palavras tão horríveis.

Os politicamente corretos acham que são como o Superman, o cara dotado de dons superiores, que vai defender os fracos, oprimidos e impotentes. E acredite: isso é racismo, pois transmite a ideia de superioridade que essas pessoas sentem de si em relação aos seus "defendidos"

Agora peço que não sejam racistas comigo, por favor. Não é só porque eu sou branco que eu escravizei um preto. Eu juro que nunca fiz nada parecido com isso, nem mesmo em pensamento. Não tenham esse preconceito comigo. Na verdade, SOU ÍTALO-DESCENDENTE. ITALIANOS NÃO ESCRAVIZARAM AFRICANOS NO BRASIL. VIERAM PRA CÁ E, ASSIM COMO OS PRETOS, TRABALHARAM NA LAVOURA. A DIFERENÇA É QUE ESCRAVA ISAURA FEZ MAIS SUCESSO QUE TERRA NOSTRA.

Ok. O que acabei de dizer foi uma piada de mau gosto porque eu não disse nela como os pretos sofreram mais que os italianos. Ok. Eu sei que os negros sofreram mais que qualquer raça no Brasil. Foram chicoteados. Torturados. Foi algo tão desumano que só um ser humano seria capaz de fazer igual. Brancos caçaram negros como animais. Mas também os compraram de outros negros. Sim. Ser dono de escravo nunca foi privilégio caucasiano, e sim da sociedade dominante. Na África, uma tribo vencedora escravizava a outra e as vendia para os brancos sujos.

Lembra que eu disse que era ítalo-descendente? Então. Os italianos podem nunca ter escravizados os pretos, mas os romanos escravizaram os judeus. E eles já se vingaram de mim com juros e correção monetária, pois já fui escravo durante anos de um carnê das Casas Bahia.

Se é engraçado piada de gay e gordo, por que não é a de preto? Porque foram escravos no passado hoje são café com leite no mundo do humor? É isso? Eu posso fazer a piada com gay só porque seus ancestrais nunca foram escravos? Pense bem, talvez o gay na infância também tenha sofrido abusos de alguém mais velho com o chicote.

Se você acha que vai impor respeito me obrigando a usar o termo "negro" ou "afrodescendente" , tudo bem, eu posso fazer isso só pra agradar. Na minha cabeça, você será apenas preto e eu, branco, da mesma raça - a raça humana. E você nunca me verá por aí com uma camiseta escrita "100% humano", pois não tenho orgulho nenhum de ser dessa raça que discute coisas idiotas de uma forma superficial e discrimina o próprio irmão."


Leia mais em: Recanto das Letras
Suposto Racismo

11 comentários:

  1. Há sempre duas (ou mais...) formas de se ver um problema e o humor não tem que ser "politicamente correcto".
    Vai aparecendo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. oi...quero falar da primeira frase, a q esta lá em cima no blog...gostei d+...vo copiar e dar os creditos ok...bjos!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga

    Penso que os tempos
    atuais,
    o respeito aos valores,
    muitas vezes são ignorados
    por pessoas que não
    são comuns,
    já que influenciam,
    inspiram
    e muitas vezes são modelos.

    Fico a imaginar
    se falássemos
    de uma educação de qualidade...


    Desejo que a alegria
    faça folia em sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Sou preta e quero distancia de gnt branca,

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era criança, eu me lembro que quando um menino queria provocar o outro, falava o seguinte: "a sua mãe é perereca e o seu pai é sapo-boi". Coisas de criança! Mas o Danilo Gentilli, que é um adulto, achar graça em comparar gente com bicho?!? O indivíduo alto é a girafa, o negro é o King Kong, e o gordo é o elefante?!? Ooohhhh que bonitinho!!!!! Preconceitos à parte, o que é que tem de engraçado nisso? ... Tenha dó, esse cara não saiu do ‘jardim de infância’ até hoje, e ainda tem gente dizendo: "perigo de mexer com pessoas inteligentes?" Inteligente aonde??? É na verdade um débil mental, preconceituoso e cínico. E pior, é um humorista sem talento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que as brincadeiras em que se compara pessoas com bichos não têm graça, até porque passei muito por isso em razão da minha falta de cor! Ainda hoje acham engraçado quando venho trabalhar de saia!
      Agora, se ele é um humorista sem talento, o seu protesto em relação as atitudes dele é para que? Vai tornar ele mais talentoso? Pretende mudá-lo? Talvez fosse interessante deixar de dar ibope que se está dando pra ele, porque o mercado ajusta! Se ele não tem talento logo perderá a audiência, audiência que até vocês estão dando a ele! Só pra pensar um pouco como essa questão não dá frutos...

      Excluir
  6. Quem disse que se pode chamar gay de viado e gorda de baleia? Quantas vezes já se viu uma mulher gorda feliz porque foi chamada de baleia? Conhecem algum branco que ficou contente ao ser chamado de largatixa? Esse "comediante" é um imbecil.

    ResponderExcluir
  7. Ele foi racista. Quis fazer humor ofensivo,mas não assumiu. Poderia ter dito simplesmente que fazia humor ofensivo e que se danasse tudo, que o stand up dele é para sacanear, mesmo. O tipo de humor do Gentili (e do Rafinha) é aquele tipo de humor do moleque da escola que junta os outros para dar porradas no nerd, xinga a única pessoa negra da sala e ainda cospe na professora. E, convenhamos, não há graça nenhuma em chamar negro de macaco, branco de lagartixa, alto de girafa e gordo de baleia. Só quem vê graça nisso é o valentão da escola que dá porrada nos outros. Quem apanha nunca ri.

    ResponderExcluir
  8. Ele não foi racista pelo contrário , como ele que era branco sofria bullyng ? Passou sua infância todo sendo chamado de girafa , e agora por que faz uma brincadeirinha já vão pra outros pontos dizendo que é racismo ?
    Velho , pra mim somos todos iguais , ninguém é diferente de ninguém aqui , pra Deus não importa a cor , pra ele somos iguais .
    Muito por que sou preta fui chamada de smilinguida ( a formiga de desenhos cristãos ) poxa me senti eu era um animal , mas um esperto , que em desenhos bíblicos eram usados por Deus ... Muito sofri racismo mas , sofre quem quer , eu uso o racismo , o bullyng a meu favor , eu era chamada de coisas que eu odiava, mas eu ria ria e muito por que oque adianta eu ir brigar ? Não é isso , só sofre racismo quem quer sofrer , E eu acho que Danilo, apenas fez sua brincadeira , e eu ri , sim eu ri , e ninguém vai fazer eu parar , por que é uma brincadeira , pode ser ofensiva mas isso é pra quem esta de acordo a sofrer o racismos , se fossem separados por " RAÇAS " então por que nós ,brancos,pretos,amarelos,vermelhos , estamos vivendo na sociedade onde queremos se fosse pra sermos separados , negros ainda estariam sendo escravizados, tenho amigos brancos muitas brincadeiras fizeram comigo por causa da minha cor , e daí, cor ou classe não define carácter , Danilo Gentilli pode ser a pessoa menos humilde do mundo , mas e daí ? Estamos na terra pra ligar pra brincadeiras,piadinhas ou apelidos ? Não então , vivemos passando por provas essa é uma delas um comentário que é levado a racismo ? Da onde ?
    Brincadeiras assim estão aceitas , sim concordo com o termo do " NÃO RACISMO" Mas agora uma brincadeirinha assim é levada a sério ?
    Por favor né ? Tão perdendo o tempo de vocês cara sempre vai ter um ou outro que vão fazer essas brincadeirinhas , estamos em um MUNDO onde só quem pode nos salvar são nossas atitudes , não somos salvos por julgar oque o Danilo faz , aqui o salvamento de cada um é individual , ninguém depende de ninguém , Me sinto cada vez mais feliz em saber que os Humilhados serão exaltados , pretos ou brancos , de classe alta, média ou baixa , Deus não ta nem ai pra isso ele está vendo atitudes , seu carácter , ter apelido é um dos privilégios do mundo todo , amado por ser um bicho , nem um bicho se compara a um ser humano ...
    Foi e é isso , Tchau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os negros são os mais racistas de todos! Vai um branco escrever esse comentário acima... sou branco e quero distância de negros!!! Afff... tenho amigos negros que vivem postando fotos com legendas... do tipo;# pretos do poder ... 100% preto... a minha cor eh mara... amo minha cor... isso pr mim eh racismo...

      Excluir

Deixe seu Ponto e marque também um ponto esportivo, visite agora: www.apenasumpontoesportivo.blogspot.com